14/05/2021 à 10:24 - Utchu: Pro Sporting
É mui tempo sem festejar, estas 19 voltas ao Sol, durante as quais o Sporting não logrou sagrar-se campeão. É toda uma geração de adeptos que nunca saiu à rua para festejar a doce vitória de um campeonato. Que nunca saiu de casa cantando uma vitória. Que nunca testemunhou o clube no topo do pódio. Que cresceu a ouvir história dos mais velhos, de velhos tempos de glórias e velhas vitórias passadas, mas que, jamais vistas durante a sua vida. Eis que esta nova geração, portanto, tem muita gente cuja vida inteira nunca viu o Sporting ser campeão nacional de futebol, esse tão nobre e excelente desporto que é o melhor de todos, que revela todo o nosso melhor, que eleva os nossos ânimos às mais altas alturas, que alegra o espírito e une as pessoas numa só voz. A espera foi longa, mas não eterna, o Sporting venceu o Boavista e tornou-se campeão nacional. Ainda que todos partilhem da felicidade dos adeptos, o mesmo sentimento não se replicou quando à forma como executaram a celebração.
“Onde está o distanciamento social? Onde estão as máscaras? A pandemia já acabou?” São as perguntas que fazem os críticos. Pois bem, como praticar distanciamento social quando uma vitória é mais doce quando se sente o calor humano de um abraço, de vários braços, de vários corações todos exaltados com uma bem merecida vitória? Pois bem, como usar máscara, se ela não permite a uma pessoa demonstrar todo o seu rosto emocionado com a excelente vitória do seu clube? Pois bem, a pandemia não acabou, mas em primeiro lugar ela nunca foi justificação para retirar a liberdade de uns para que os outros a tivessem, para retirar a qualidade de vida de uns, para que outros a tivessem, para retirar a felicidade de uns, para que outros a tivessem. Não! A vida é feita de momentos. E há que vive-la plena pois não sabemos quando um momento pode ser o último, e passarem 19 anos para que este momento chegasse!
O que são as medidas restritivas face a 19 anos de espera? Imagine-se viver 19 anos com essas medidas! O que são todos os mortos até agora face a 19 anos de espera? Imagine-se quantos adeptos não morreram durante estes 19 anos sem ver o Sporting campeão! O que é o esforço coletivo de recolher domiciliário face a 19 anos de espera? Imagine-se o esforço coletivo de durante 19 anos torcer pela vitória! O que é a tristeza e dor de quem até agora sofreu com a pandemia? Imagine-se o desespero de viver o pesadelo de durante 19 anos esperar estoicamente a vitória!
Pois bem, eu não vejo mal nenhum nas celebrações, como irei julgar eu os humanos por serem fiéis à sua própria natureza? Não julgamos a rosa por ter espinhos nem a víbora por ter veneno, então porquê julgar as pessoas por serem pessoas? Por se reunirem em assembleia para testemunhar o retorno da gloria do seu tão amado clube?
Deixem os sportinguistas festejar!
Francisco Utchu
14 de Maio de 2021
(13/05/2021 à 07:48 - Les messages et les appels sont chiffrés de bout en bout. Aucun tiers, pas même WhatsApp, ne peut les lire ou les écouter. Appuyez pour en savoir plus).
(13/05/2021 às 7h48 - Mensagens e chamadas criptografadas de ponta a ponta. Nenhum terceiro, nem mesmo o WhatsApp, pode ler ou ouvi-los).
Sem comentários:
Enviar um comentário