Bissau, 21 Mai 21 (ANG) – O presidente do Tribunal de Contas(TC) apelou esta sexta-feira ao governo para colaborar no sentido de facilitar, com regularidade aquela instituição na sua missão de fiscalização de contas do Estado.
Dionísio Cabi falava na cerimónia de encerramento da formação sobre campanha de sensibilização e promoção do diálogo entre o público e o TC.
Aquele responsável disse que o TC pretende com a formação dar a conhecer aos diferentes atores sociais e gestores públicos a importância das atividades desenvolvidas por sua instituição enquanto órgão de controlo externo das finanças públicas.
Para Cabi a referida campanha de sensibilização representa um passo importante para o TC porque “permitirá aos gestores públicos e a classe política ganhar a consciência das vantagens e do papel do TC no contexto de crescimento económico e na afirmação da democracia.
Em representação dos formandos, Maria Moreno mencionou algumas recomendações saídas durante a formação, nomeadamente a elaboração de uma lista dos gestores das contas públicas, conclusão e julgamento de processos pendentes das contas de gerência auditadas.
Os participantes ainda recomendaram a definição dos poderes do Tribunal de Contas pela Constituição da República, descentralização dos seus serviços a nível nacional, entre outras.
A formação iniciada na Província Norte, em Canchungo, e realizada igualmente em Gabú, no Leste, Buba, no Sul e por último no Sector Autónomo de Bissau teve a duração de três dias.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário