terça-feira, 25 de maio de 2021

A ÁFRICA VISADA É POSSÍVEL EM UNIDADE E SOLIDARIEDADE

 

Gostaria de felicitar de todo o coração todos os nossos amigos africanos no Dia da África 25 de maio.
Recordamos com apreço os países africanos reunidos sob o teto da União Africana (UAf) em 25 de Maio de 1963, com ênfase na independência e liberdade, e mostrando uma consciência comum baseada na solidariedade e unidade. A história de sucesso alcançada nas décadas seguintes com este espírito e compreensão dá-nos esperança para o futuro brilhante do Continente.
A Turquia, que não tem um passado colonial e alcançou a sua plena independência com a sua luta contra as forças de ocupação durante a Guerra da Independência, é um dos países que melhor compreende o significado deste dia. Estamos felizes por partilhar hoje esta alegria comum, com a consciência da importância de recordar a luta pela independência dos povos de África, pela liberdade, igualdade e justiça, e evocando os objetivos fundadores do UAf.
A nossa abordagem aos países africanos corresponde completamente aos princípios fundadores do UAf e baseia-se numa parceria holística, inclusiva e igual com base no respeito mútuo e numa estratégia vantajosa para ambas as partes. Partilhamos o espírito de 1963 e o futuro âmbito da África, e atribuímos grande importância à Agenda 2063 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 2030.
Na nossa viagem conjunta, que ganhou ímpeto com o nosso estatuto de membro observador ao UAf em 2005, cobrimos muito terreno com a 1ª Cimeira de Parceria Turquia-África que acolhemos em Istambul, e ao sermos declarados um parceiro estratégico da União em 2008. Após a 2ª Cimeira de Parceria Turquia-África, realizada em Malabo em 2014, os nossos laços com os países africanos tornaram-se mais fortes. Esperamos acolher a Terceira Cimeira, que acreditamos irá oferecer fortes e abrangentes oportunidades de cooperação entre a Turquia e a África, no nosso país, em Setembro.
Continuamos a contribuir para a paz e estabilidade e desenvolvimento económico e social em África pelas nossas instituições públicas, organizações não governamentais e pelo setor privado. A Iniciativa África e as nossas políticas de Parceria África, que são as iniciativas mais profundas da nossa política externa, tem acrescentado valor nas nossas relações com o continente. Podemos ver este efeito construtivo em muitas áreas tais como o comércio, investimento, cultura, segurança, cooperação militar e desenvolvimento, e especialmente no nosso aprofundamento e desenvolvimento das relações políticas com África na última década. Temos o prazer de observar que os países africanos também atribuem importância ao reforço da cooperação com o nosso país.
Continuamos a integrar a Turquia e a África em todas as áreas. Embora apenas 12 embaixadas turcas estavam ativas em África em 2002, este número aumentou para 43, com a abertura da nossa Embaixada no Togo no mês passado. Os países africanos também aumentaram o número das suas embaixadas em Ancara, de 10 em 2008 para 37. A Turquia, que é o 5º país do mundo com o maior número de missões diplomáticas, continua a trazer as questões de África para a agenda a nível global com a sua vasta rede diplomática, e também continua a cooperar com os países africanos em plataformas regionais e internacionais.
Continuamos a desenvolver as nossas relações comerciais e económicas através de uma abordagem vantajosa para ambas as partes. Apesar das condições pandémicas, conseguimos manter o nosso volume comercial próximo dos dados do ano anterior. O valor total dos nossos investimentos diretos em África ultrapassou os 6 mil milhões de dólares. Os empresários turcos contribuem para o desenvolvimento de África ao realizar mais de 1.150 projetos. Apreciamos o Acordo da Área de Comércio Livre Continental Africana, que é considerado o projeto mais importante da Agenda 2063. Estamos prontos a partilhar as nossas experiências com os nossos amigos africanos e ao apoio a este respeito.
O desenvolvimento e a ajuda humanitária da Turquia a África, continua a contribuir para a criação de condições favoráveis para o estabelecimento de uma África próspera. A ajuda oficial ao desenvolvimento prestada pelas nossas instituições públicas a África entre 2005 e 2019 atingiu quase 3,5 biliões de dólares. Em linha com os compromissos da Agenda de Ação de Adis Abeba, a nossa ajuda total ao desenvolvimento para 46 Países Menos Desenvolvidos (PMD), 33 dos quais estão em África, foi de 8,7 biliões de dólares entre 2009-2019.
Estamos também satisfeitos por os projetos de desenvolvimento sustentável da Agência Turca de Cooperação e Coordenação (TİKA), cujo número de gabinetes de representação atingiu 22 em África e cuja ajuda oficial bilateral ao desenvolvimento para o continente ultrapassou os 500 milhões de dólares entre 2005 e 2020, serem abraçados em todo o continente. A Fundação Turca Maarif tem prestado serviços de educação a mais de 14 mil estudantes com 144 escolas e 16 dormitórios em toda a África. O número dos estudantes africanos que se formaram do programa de Bolsas de Estudo Turkiye, ultrapassou quinze mil. Com a honra de ser a única companhia Turca estrangeira que voa para o maior número de destinos, incluindo 60 cidades em África, as Linhas Aéreas Turcas (Turkish Airlines) continua a contribuir para a reunião de África com o resto do mundo.
Não deixámos os nossos amigos africanos sozinhos durante a pandemia da COVID-19. No âmbito da pandemia, fornecemos doações de equipamento médico, doações em dinheiro ou assistência para a exportação e compra de material médico, a 44 países africanos. O valor aproximado da ajuda material que fizemos à região atingiu 12 milhões de dólares, e o montante da nossa ajuda financeira atingiu 6 milhões de dólares.
Os esforços da Turquia para desenvolver vacinas contra a COVID-19 prosseguem igualmente. Estamos determinados a concluir as nossas atividades de vacinação no Outono deste ano e a colocá-la ao serviço de toda a humanidade, especialmente dos países Africanos.
As celebrações do Dia de África, que serão realizadas online este ano devido à pandemia e serão organizadas com o tema "Silenciar as armas: Criar Condições Favoráveis ao Desenvolvimento de África e Intensificar a Luta contra a Epidemia de Covid-19" está em grande harmonia com a política externa humanitária e empreendedora da Turquia. Defendendo a resolução de disputas através do diálogo, e conduzindo atividades de mediação quando necessário, o nosso país apoia fortemente o objetivo de "silenciar as armas". Para além das suas papeis de mediação e facilitação em diferentes geografias, a Turquia desempenha também a co-presidência dos "Grupos de Amizade de Mediação" formados no seio da ONU, OSCE e OCI. Acreditamos que os nossos esforços conjuntos com a UAf, membro do grupo de amigos na ONU, contribuirão para a segurança e estabilidade em África.
Com seus passos inovadores, a Turquia molda não apenas a diplomacia de hoje, mas também a do futuro. Em 2019, anunciamos a iniciativa Diplomacia Digital, aproveitando o poder transformador da tecnologia. Recentemente, pensamos que seria oportuno para a África se concentrar na digitalização para o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, observamos com prazer que a transformação digital é recomendada para atingir as metas da Agenda 2063 e para garantir a recuperação econômica sustentável no relatório "Dinâmicas de Desenvolvimento de África: Transformação Digital para Empregos de Qualidade" publicado pelo UAf este ano, apesar do COVID-19. Estamos prontos a trabalhar com nossos amigos africanos no campo da transformação digital.
Continuaremos a estar em unidade e solidariedade com os países africanos e o UAf com a força e inspiração que derivamos das nossas relações históricas, culturais e humanas com África ao longo dos séculos.
Aproveito esta oportunidade para felicitar o Dia de África com sentimentos sinceros.

Sem comentários:

Enviar um comentário