quinta-feira, 1 de junho de 2017

«1 DE JUNHO» DIA DA CRIANÇA CELEBRADO COM GREVE NAS ESCOLAS PÚBLICA

Vice-presidente do Parlamento Nacional Infantil quer engajamento forte do Estado da Guiné-Bissau para ultrapassar a actual greve no sector educativo para salvaguarda do presente ano lectivo e para o respeito dos direitos das crianças
Bacar Mané fez o pedido, esta quinta-feira (01/06), em Bissau, durante a comemoração do dia mundial da criança que este ano o tema está ligado a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável das Crianças em África: “Acelerar a protecção o empoderamento e a igualdade de oportunidades”.
“Estamos defraudados com as constantes ondas de greve no sector do ensino público guineense, pelo que exortamos o governo e os sindicatos no sentido de reforçarem as negociações francas e sérias com vista a salvaguarda do ano lectivo”, lamenta.
Segundo o parlamentar infantil “o ano lectivo na Guiné-Bissau tem mais sorte em detrimento de outros países do mundo” porque todos os anos o ano lectivo é nulo.
“É necessário colocarmos esta interrogação aos nossos governantes”, reforça.
O contexto educativo guineense também mereceu preocupação de Manuel Lopes Rodrigues, presidente de Associação Guineense de Reabilitação e Integração dos Cegos (Agrice), que apela os governantes para respeitarem os direitos das crianças.
“Devemos lembrar o nosso passado histórico, em plena luta pela libertação, as escolas funcionaram sem nenhuma greve. Cabral fez de tudo para o funcionamento das escolas e portanto hoje estamos na paz e não estamos na luta e a nossa luta actual é o desenvolvimento”, critica.
Entretanto, Laudelino Medina, Secretario-executivo da Associação dos Amigos da Crianças (AMIC), alerta que o tema deste ano representa “grande desafio” para o continente africano e particularmente pela Guiné-Bissau “fustigada pelas crises permanentes” reflectindo já consequências graves no ceio das populações vulneráveis.
Laudelino Medina diz que as crónicas nos sectores do ensino e da saúde e a dificuldade dos bens da primeira necessidade são alguns exemplos das consequências que as crianças enfrentam devido a persistente crise política.
A Guiné-Bissau comemora dia mundial de crianças com greves nas escolas públicas e com aumento do número de crianças vítimas de casamento forçado e precoce, com a alta taxa de mortalidade neonatal e materna e ainda com a desnutrição crónica nas crianças.
A data culminará com o dia da criança africana, comemorado a 16 de Junho.
Neste dia as pessoas são chamadas na imperativa necessidade de renovar os seus engajamentos e compromissos para a melhoria da situação das crianças de todo o mundo.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário