sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

CONFERÊNCIA SOBRE O PARQUE NATURAL DAS LAGOAS DE CUFADA



Sexta-feira, 10 Fevereiro @ 14:00 - 20:00 | Grátis

A 10 de Fevereiro realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma conferência sobre o Parque Natural das Lagoas de Cufada e sobre o desenvolvimento sustentável e as áreas protegidas da Guiné-Bissau, à luz da central eléctrica prevista para o parque natural. O evento está aberto a todos os interessados.

A conferência, moderada pela jornalista Vanessa Rato, será composta por três painéis com vários especialistas. Saiba mais sobre as Lagoas de Cufada e a sua importância enquanto zona húmida crucial para as aves migratórias aquáticas com o biólogo Paulo Catry e a bióloga Cristina Silva. Conheça os desafios que aquele espaço enfrenta com o agrónomo Nuno Loureiro e os juristas Cláudio Monteiro e Welena Silva.

No centro da conferência está a central eléctrica prevista para o parque natural. O sociólogo Miguel de Barros vai falar sobre quem ganha e quem perde com este projecto e a geógrafa Inês Mendes intervirá sobre quais as alternativas para o desenvolvimento energético sustentável da Guiné-Bissau. Por fim, o economista Eduardo Fernandes acrescenta as suas ideias sobre quais os modelos de investimento sustentáveis para aquele país.

A conferência encerra com um debate e um momento musical com Patche di Rima.

O Parque Natural das Lagoas de Cufada, criado em Dezembro de 2000, tem uma enorme biodiversidade, especialmente de aves, e está classificado como sítio Ramsar (Convenção para as Zonas Húmidas). Recentemente, o Governo da Guiné-Bissau iniciou a construção de uma central termoeléctrica a fuel no interior do Parque, sem estudos de impacto ambiental, económico, financeiro e social.


Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário