Transportadora aérea portuguesa TAP, recomeçou a voar para a Guiné-Bissau no dia 1 de dezembro de 2016.
(TAP, corta bianda qui hé custuma tá daba durante voo).
Blogue Conosaba do Porto registou na integra o regresso da TAP à Guiné-Bissau.
VideoOutro Video: https://www.youtube.com/watch?v=4nF8Lf7M0U0&feature=share
Neste dia, houve muita confusão no Aeroporto Internacional de Portela em Lisboa por causa do tamanho da bagagem de mão na altura do embarque! A situação levou à deslocação da PSP junto aos passageiros!
Todos os passageiros já tinham feito o check-in. Quando de repente os passageiros foram surpreendidos na sala pelas autoridades policiais a pedirem para que todas as pessoas abandonassem a sala de embarque e, em seguida colocaram uma medida à porta para bagagem de mão!
Segundo as normas da TAP
Bagagem permitida sem custos por cada passageiro:
1 peças(s) até 8 kg mais 1 item pessoal até 85cm (40x30x15cm)..
As dimensões totais da mala não deverão exceder os 115 cm.
2 peça(s) de bagagem de 23 kg cada. As dimensões totais de cada mala não deverão exceder 158 cm.
A TAP deixou de voar para a Guiné-Bissau desde que no dia 10 de dezembro de 2013 uma tripulação da companhia portuguesa foi obrigada a transportar para Lisboa, a partir do aeroporto de Bissau, 74 passageiros nacionais da Síria, mas que viajavam com documentação que se revelara falsa.
A tripulação alegaria que foi forçada a transportar aqueles passageiros que acabariam por pedir asilo em Portugal.
O Governo português classificou como “ato semelhante ao terrorismo” o embarque forçado dos passageiros e exigiu explicações detalhadas às autoridades de então em Bissau.
A Guiné-Bissau era dirigida na altura daqueles acontecimentos por um governo de transição saído de um golpe militar.
Os voos da TAP de e para a Guiné-Bissau estão suspensos desde dezembro de 2013, quando a tripulação de um voo da companhia aérea portuguesa foi coagida pelas autoridades de transição guineenses a transportar 74 passageiros sírios ilegais para Lisboa, o que mereceu fortes críticas da comunidade internacional e levou à suspensão da operação da companhia nesse país.
A ligação aérea entre Bissau e Lisboa, passando por Casablanca, em Marrocos, com uma escala de várias horas, passou a ser feita pela companhia Royal Air Maroc, com voos todos os dias com exceção das quartas e sextas-feiras.
Em novembro de 2014, a companhia privada portuguesa EuroAtlantic iniciou as suas operações regulares, ligando, com voos diretos, Lisboa e Bissau, inicialmente com um voo semanal e mais tarde aumentado para dois.
Conosaba do Porto
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