quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

«AGRICULTURA» EMPRESÁRIOS ISRAELITAS PRETENDEM INVESTIR NA PRODUÇÃO DE ARROZ NA GUINÉ-BISSAU


Bissau, 22 de Jan 15 (ANG)- Empresários israelitas pretendem investir no sector agrário da Guiné-Bissau no domínio de produção de arroz, revelou o jornal estatal Nô Pintchja, na sua edição de hoje.

Segundo o jornal que cita o ministro da agricultura, Aníbal Pereira, uma delegação de Israel constituída de especialistas na matéria manifestou recentemente essa intenção no termo de uma visita ao pais.

“As perspectivas são boas porque a missão constatou que existem potencialidades agrícolas. O que faltam são os meios”, disse Pereira acrescentando que a missão ficou por produzir um relatório após o qual se saberá os passos a seguir.

A visita de técnicos israelitas ocorreu numa altura em que o Ministério da Agricultura prepara o documento que será submetido à mesa redonda sobre a Guiné-Bissau prevista para este trimestre, em Bruxelas.

O ministro não acredita que se possa, à curto prazo, colmatar o défice de produção de arroz que se verifica actualmente.

“Num curto espaço de tempo não. Terá que ser objectivos fixados para médio e longo prazo. Mas estamos a trabalhar para que à curto prazo se possa reduzir consideravelmente o défice de arroz avaliado em 80 mil toneladas para pelo menos metade, nos próximos cinco anos”, disse.

A delegação Israelita chefiada por Acher Benkemur visitou pela primeira vez Bissau em Setembro tendo mantido encontros com o presidente Mário Vaz e o Primeiro-ministro Simões Pereira.

Benkemur , segundo o Nô Pintcha, reiterou a disponibilidade do seu pais de ajudar na resolução do défice de produção de arroz, base de alimentação da população guineense, através da transferência de tecnologias.

Sem comentários:

Enviar um comentário