quinta-feira, 17 de julho de 2014

PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINE-BISSAU PARTICIPA POR VIDEOCONFERÊNCIA EM REUNIÃO DA ONU



Nova York - As Nações Unidas realizam, esta quarta-feira, em Nova York, uma reunião de estratégia da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau. O debate ocorre uma semana depois da posse do novo chefe do governo guineense e deverá contar com a participação de Domingos Simões Pereira, por videoconferência.

O anúncio foi feito à Rádio ONU pelo embaixador do Brasil junto das Nações Unidas, Antonio Patriota, que é também presidente da Comissão de Consolidação da Paz com a sigla em inglês PBC.

"Embora houvesse referências ao retrocesso que representou a ruptura constitucional de 2012, as intervenções registraram os avanços alcançados na Guiné-Bissau, em particular a eleição do governo e a instalação no poder de novas autoridades legitimamente eleitas. É, para mim, uma satisfação anunciar que teremos uma reunião da configuração específica da Guiné-Bissau. Esperamos a participação por vídeoconferência do novo primeiro-ministro eleito, Domingos Simões Pereira", disse, terça-feira, Antonio Patriota.

Após a reunião do órgão, o diplomata disse haver o que considerou consciência nova da parte da comunidade internacional de que o acompanhamento de países pós-conflito deve ser feito a longo prazo.

Patriota disse esperar ainda que com as novas autoridades do país seja mantido um ritmo de cooperação com a ONU como foi verificado até cessação de funções do último representante do secretário-geral. José Ramos Horta deixou a Guiné-Bissau em finais de junho.

"Essa coordenação estreita se revelou positiva. Espero e tenho confiança de que isso ocorra e que continuará a nos guiar agora nesta fase de busca de meios para implementar programas de estabilização a longo prazo no país."

O encontro sobre a Guiné-Bissau decorre depois de os 15 Estados-membros do Conselho terem abordado a reincidência de conflitos e a estabilização definitiva.

Entre outras sugestões, a Comissão disse considerar o aumento do papel das mulheres na reconstrução da paz global.
www.portugaldigital.

Sem comentários:

Enviar um comentário