terça-feira, 22 de julho de 2014

MESTRE” LAMINE SONCO DEFENDEU A TESE DO MESTRADO NO PORTO E TEVE 18 VALORES


A defesa da tese – «Alfabetização de Jovens e Adultos Não Escolarizados»: “Uma Reflexão sobre o contexto guineense” iniciou-se às 11h, (sexta-feira, 18 de Julho) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), no 2º piso, sala 245 na presença de 45 pessoas de várias nacionalidades.

Mesa de jurados:
  1. Dr. Júlio Santos - arguente,
  2. Dr. João Caramulo – Presidente da Mesa
  3. Dra. Teresa Medina – Orientadora do Lamine Sonco

O Dr. João Caramulo na qualidade do presidente dos jurados deu boas vindas e agradeceu a presença todos. Em poucas palavras, diz tudo sobre, a razão da cerimónia. Em seguida, pediu o protagonista para começar apresentar o trabalho.

Assim começou a acontecer a apresentação do relatório de mestrado.

Lamine Sonco agradeceu a todos presentes em particular os seus amigos e a sua orientadora Dra.Teresa Medina. Logo de seguida, o Lamine começou a meter a mão na massa com uma confiança incrível!


O presente relatório dá conta do trabalho realizado no Mestrado em Ciências da Educação, no âmbito da alfabetização de jovens e adultos não escolarizados, problemática particularmente importante para um país, como a Guiné, no qual 49,8% da população não tem domínio da escrita, da leitura e de cálculos básicos, com graves consequências para o desenvolvimento do país. O fenómeno do analfabetismo na Guiné é bastante complexo, sendo urgente pensar sobre o mesmo, por forma a reduzi-lo.
Nesta perspetiva, no decurso do estágio desenvolvido no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi possível desenvolver um projeto de investigação sobre processos de alfabetização desenvolvidos e em curso na Guiné e um projeto de intervenção, em colaboração com a Associação Guineense do Porto, visando a alfabetização de jovens e adultos imigrantes guineenses a viver no Porto, com o objetivo de promover o desenvolvimento da sua capacidade de escrita, leitura e cálculo para que o seu poder de expressão, relacionamento e resolução de problemas fosse potencializado.
Trazendo o pensamento do Paulo Freire como contributo para equacionar o problema do analfabetismo no campo educativo, baseado nas experiências de vida e nos saberes dos analfabetos, procura-que que a aprendizagem da leitura e da escrita lhes permita aprofundar a leitura do mundo e a consolidação das suas intervenções nas práticas sociais.
Os resultados mostram que as experiências que decorrem da aprendizagem da leitura e da escrita são já positivas e têm importantes implicações na vida pessoal e social dos participantes, possibilitando uma mudança na capacidade de compreensão e intervenção na sua realidade e na sua própria vida.

O percurso efetuado ao longo do estágio permitiu, igualmente, desenvolver competências pessoas e profissionais, consolidando diversos saberes adquiridos ao longo do Mestrado, principalmente no que concerne às práticas de Desenvolvimento Local e Formação de Adultos.
Palavras-chave: Alfabetização de jovens e adultos, Cidadania, Mudança social.

O próprio Lamine Sonco quando terminou a leitura do relatório do mestrado, passou um pequeno vídeo gravado (na parede) sobre um projeto de intervenção (testemunha das pessoas), em colaboração com aAssociação Guineense do Porto, visando a alfabetização de jovens e adultos imigrantes guineenses a viver no Porto.

Em seguida, presidente dos jurados Dr. João Caramulo anunciou o debate convidando assim o arguente Dr. Júlio Santos (saudou todos presentes em crioulo da Guiné...viveu 7 anos na Guiné-Bissau) que entrou “a matar” e fez várias perguntas ao futuro mestre Lamine Sonco. 
O Dr. Júlio Santos fez um belo discurso e referiu o nome do Amílcar Lopes Cabral e tive que conter as lagrimas, para não chorar, por ser um “Cabralista” nato. Pensar no Amílcar Cabral, é “pensar no futuro do povo”.

Meus senhores e minhas senhoras, nunca vi nada igual! O Lamine Sonco estava “tranquilo”, dominou a matériadefendeu o seu trabalho até ao exaustão...brincou com a língua de Camões respondeu cabalmente todas as perguntas feitas pelos jurados. Na minha opinião, o futuro mestre merecia 20/20valores sem menor dúvida!

A vez da orientadora:
A Dra. Teresa Medina (Orientadora) agradeceu com um amplo sorriso a mesa de jurados e cumprimentou a todos presentes. Em poucas palavras elogiou bastante o seu educando, realçando a capacidade, inteligência deste, e a vontade de aprender do Lamine Sonco desde que veio da Guiné-Bissau para Universidade no Porto.

O Dr. João Caramulo na qualidade do presidente dos jurados pediu aos presentes “por favor” abandonem a sala por 7 minutos para decisão final. Assim aconteceu!
Eram 12h e 45m, quando Dr. João Caramulo abriu a sala nº 245 no piso 2, convidando assim as pessoas entrarem novamente para anunciar que o Lamine Sonco é ‘novo mestre’ e teve 18 valores na defesa da tese do Mestrado. O Presidente da Mesa deu por encerrada a cerimónia, agradecendo a presença e a disponibilidade de todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário