quinta-feira, 3 de julho de 2014

O PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU, JOSÉ MÁRIO VAZ, EMPOSSOU HOJE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA COMO PRIMEIRO-MINISTRO E PEDIU-LHE PARA TIRAR O PAÍS DA CONDIÇÃO INTENSA E DEMORADA DE INCONCIÊNCIA (SONO PROFUNDO)



POSSE GOVERNO: DSP já entregou a lista dos membros do Governo ainda hoje ao Presidente da República, José Mário Vaz.



José Mário Vaz pede a primeiro-ministro que tire país "da letargia"

"Letargia" (do latim lethargia: lethe — esquecimento e argia — inacção) é a perda temporária ou completa da sensibilidadee do movimento por causa fisiológica, ainda não identificada, levando o indivíduo a um estado mórbido em que as funções vitais estão atenuadas de tal forma que parece estarem suspensas, dando ao corpo a aparência de morte.

O paciente jaz imóvel, os membros pendentes sem rigidez alguma, a respiração e o pulso ficam praticamente imperceptíveis, as pupilas dilatadas e sem reação à luz. Há casos em que o paciente, apesar da inércia absoluta, tudo percebe e compreende, mas se encontra totalmente impossibilitado de reagir de qualquer forma. Por motivo da atividade psíquica conservada durante esse estado letárgico, dá-se o nome de letargia lúcida.

Antigamente, devido a falta de recursos da medicina, havia casos de pessoas dadas como mortas e que, posteriormente, no caso de exumações, verificou-se que o cadáver se encontrava em posição diferente da qual fora colocado no caixão ou de tampas arranhadas, sugerindo que tais pessoas foram enterradas vivas durante um estado letárgico. Atualmente amedicina reconhece como mortas somente as pessoas que não apresentem nenhuma atividade cerebral, o que impossibilitaria tal fato. Assistindo ao filme "Tempo de Despertar" pode se ter uma idéia clara de exemplo de letargia.

No Espiritismo, a Letargia, é o a causa da saida do espirito do Corpo, durante o coma, sem morte cerebral (Livro dos Espiritos - Perguntas 422 a 424), voltando para o corpo ao despertar.


Sem comentários:

Enviar um comentário