segunda-feira, 8 de abril de 2024

Hoje, segunda-feira, dia 08/04/2024, Cabo Verde acolhe a conferência internacional "Liberdade, Democracia e Boa Governança"

Um evento que vai contar com as intervenções do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky; do antigo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, e de outros líderes cabo-verdianos e internacionais. © Facebook Governo de Cabo Verde

A cidade de Santa Maria, na ilha do Sal vai acolher a Conferência Internacional "Liberdade, Democracia e Boa Governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”. Um evento que vai contar com as intervenções do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, do antigo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, e de outros líderes cabo-verdianos e internacionais.

A democracia estável é o activo de Cabo Verde que o governo quer promover com a conferência internacional - Liberdade, Democracia e Boa Governança. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, ao apresentar o evento disse que a democracia em Cabo Verde tem sido um factor de grande estabilidade.

A nossa democracia a funcionar tem sido, ao longo dos tempos, um factor de grande estabilidade e no fundo tem criado as condições para que Cabo Verde conheça o nível de desenvolvimento que tem aumentado significativamente ao longo dos anos. Defendemos que, não tendo riquezas minerais naturais, uma das principais riquezas é a sua estabilidade, uma zona de paz onde a democracia funciona e devemos partilhar essa experiência com todos os países, nomeadamente com os nossos países irmãos africanos, onde nem sempre a democracia tem feito escola.

(ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares)

Para além das intervenções do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, do antigo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, o chefe do governo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva e os representantes da União Europeia, do secretário-geral das Nações Unidas e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), vão discursar na conferência, esta segunda e terça-feira na cidade de Santa Maria.

Um evento, em que o governo de Cabo Verde vai debater “o desafio vital da política contemporânea”, vai decorrer em cinco painéis, a começar pela "Democracia e Estado de Direito", tendo como oradores o vice-ministro para Assuntos Multilaterais e Globais da Coreia do Sul, Ki-Hwan Kweon, o secretário-geral do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), Kevin Casas-Zamora, e o director regional para a África Central e Ocidental no National Democratic Institute (NDI), Christopher Fomunyoh.

"Democracia e liberdade religiosa" é o segundo painel, sendo capelão o pastor Biaud Gaha, Rose Aline Claire, cientista político e professor de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Gonçalves Couto e Bispo Dom Ildo Fortes, os oradores.

O terceiro painel "Promovendo a integridade de informação", contará com a politóloga e professora universitária Sarah Boukry, o director da Organização Europeia de Direito Público, Spyridon Flogaitis, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares da Guiné-Bissau, Malal Sané, e o antigo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

O último painel designado "Promovendo a boa governança e a transparência na gestão da dívida pública" terá como oradores representantes do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Monetário Internacional.

Com mais de 20 oradores e acima de 200 participantes esperados, no final da conferência internacional, será apresentada a Declaração do Sal, sobre "como proteger os direitos humanos, promover as liberdades, fortalecer as democracias e a boa governança em África e no mundo".

Uma declaração, segundo o governo, a ser subscrita por intelectuais, académicos e políticos de todo o mundo.

Por: Odair Santos
Conosaba/.rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário