segunda-feira, 8 de abril de 2024

Nova greve geral de três dias nos sectores da saúde e ensino na Guiné-Bissau


Palácio do Governo da Guiné-Bissau AFP

Na Guiné-Bissau, os sectores de Saúde e Educação estão novamente em greve geral de três dias. É a sua segunda onda de paralisações, após uma primeira realizada em Março passado. Entre outros pontos, os sindicatos exigem o pagamento de 10 meses de salário aos profissionais dos dois sectores.

O porta-voz da Frente Social, João Yoyo da Silva, pede desculpa aos cidadãos guineenses pela greve.

Diz que não era a intenção dos quatro sindicatos, dois da Saúde e outros tantos do sector da Educação, voltar a fazer greve geral, mas que não lhes restava outra saída.

João Yoyo da Silva afirma que a Frente Social apresentou um caderno reivindicativo e um pré-aviso de greve, mas em vez de se sentar à mesa com os sindicatos, o Governo decidiu apresentar uma contraproposta.

A Frente Social não achou pertinente esta forma de abordagem e decidiu avançar para a greve de três dias.

Nos hospitais e centros de Saúde, a Frente Social deu orientações para que haja o serviço mínimo que passa pelo atendimento de casos urgentes.

Nas escolas públicas, algumas estão com as portas encerradas, embora outras, afectas a outro sindicato, continuem a funcionar.

Recorde-se que no caderno reivindicativo apresentado em Fevereiro pela Frente Social constam, entre outros pontos, o pagamento de 10 meses de salário em atraso aos professores e técnicos de saúde, a efectivação de novos quadros contratados pelo Governo para os dois sectores, a adopção de um novo currículo escolar bem como a melhoria das condições laborais.

Por :Mussá Baldé
Conosaba/.rfi.fr/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário