Bissau, 23 Mar 23(ANG) – A Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social(SINJOTECS) considerou de “infeliz” as declarações do Procurador-Geral da República(PGR), segundo as quais “a comunicação social destorce e empilha a informação de forma negativa sobre a morosidade dos processo nos tribunais e que isso cria falta de confiança nos cidadãos, ruina a economia e mina o estado de direito”.
O PGR, Edmundo Mendes fez estas afirmações na quarta-feira, na abertura do Novo Ano Judicial .
Em reação as referidas declarações do PRG, a Presidente do Sinjotecs, Indira Correia Baldé que falava à imprensa na cerimônia de abertura de formação sobre segurança dos jornalistas no exercício de função, disse que os jornalistas reproduzem aquilo que constatam no terreno e dão tratamento de acordo com as regras de informação , antes de publicação.
Em relação a formação hoje iniciada, Indira Baldé disse que visa demonstrar aos agentes de segurança que o seu papel é de proteger o jornalista no terreno, para que faça seu trabalho de acordo com as regras.
Referiu que várias vezes os jornalistas foram agredidos pelas forças da defesa e segurança no exercício da sua função.
A formação sobre “Segurança dos Jornalistas” é patrocinada pela UNESCO e deve durar dois dias, em duas fases, sendo que a segunda vai decorrer entre 27 e 29 de Março. A capacitação envolve jornalistas e agentes de defesa e segurança.
Conosaba/Lusa ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário