quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Recenseamento eleitoral na Guiné-Bissau começa a 10 de dezembro


O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, anunciou hoje o dia 10 de dezembro para o início do recenseamento eleitoral tendo em vista as legislativas antecipadas, ainda sem data marcada.

Em conferência de imprensa no Palácio do Governo em Bissau, Fernando Gomes disse que estava a cumprir com o previsto na lei que determina que a data do recenseamento de cidadãos eleitores deve ser anunciada 30 dias antes.

"O artigo 21 da lei número 11 / 2013 estipula que o Governo, através do departamento competente, deve anunciar a data do início do recenseamento eleitoral 30 dias antes. Estamos hoje aqui, precisamente, para cumprir com as formalidades anunciando que a data do início do recenseamento eleitoral, em todo o território nacional assim como na diáspora, terá lugar no próximo dia 10 de dezembro do ano em curso", afirmou.

O ministro da Administração Territorial aproveitou para "lançar um vibrante apelo" aos cidadãos com capacidade eleitoral para comparecerem nos locais do recenseamento a serem anunciados e aos partidos políticos para promoverem ações que façam do processo eleitoral "um ato ordeiro, cívico e pacífico".

Fernando Gomes notou que qualquer partido que venha a vencer as eleições "será sempre um partido guineense", daí que reforçou a necessidade de o processo decorrer "na paz e tranquilidade".

O ministro exortou os agentes recenseadores a desempenharem as suas funções na base do "rigor, disciplina e isenção".

"Gostaríamos que todos trabalhassem "na base da responsabilidade e do patriotismo", adiantou Fernando Gomes, que prometeu "fiscalização durante todo o processo" para que as eleições possam ser "uma festa popular".

"Vamos, mais uma vez, demonstrar ao mundo que o guineense é um povo ordeiro e pacífico", defendeu o ministro da Administração Territorial.

Fernando Gomes afirmou ainda que o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, irá "oportunamente" anunciar a data em que as eleições legislativas antecipadas vão ter lugar, conforme, disse, manda a Constituição da República.

O Presidente guineense dissolveu o parlamento em maio passado e marcou as eleições legislativas antecipadas para 18 de dezembro próximo, mas atrasos no início do recenseamento eleitoral, fizeram com que o processo fosse adiado para uma nova data a ser marcada a partir de meados de maio.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário