terça-feira, 6 de setembro de 2022

FAO APOIA A CRIAÇÃO DO CENTRO DE SEMENTES FLORESTAIS

O representante da Representação do Fundo das Nações para a Agricultura e Alimentação (FAO) na Guiné-Bissau, António N’Bundé, afirmou esta terça-feira, 06 de setembro de 2022, que a criação de um centro de sementes florestais e agroflorestais vai permitir assegurar a capacidade da Guiné-Bissau de ter sementes de todas as espécies requeridas em quantidade e de qualidade e disponíveis para repovoamento florestal.

N’Bundé falava na cerimónia de abertura do ateliê de lançamento do projeto “Apoio à fileira de sementes e plântulas de espécies lenhosas agro- florestais” que decorre de 07 a 08 do mês, em curso numa das unidades hoteleiras de Bissau.

António explicou na sua comunicação que o objetivo do projeto é reforçar as atividades de reflorestação através da produção de sementes florestais e agroflorestais de qualidade, cuja a duração é de um ano.

Avançou que foram construídos de forma improvisada três centros espalhados pelo país: um centro para cada zona agroecologica. Contudo, explicou que são centros que não têm as mínimas condições de armazenar e conservar sementes sustentáveis que possam servir de contraponto à desmatação que o país tem estado a sofrer.

“Não se pode, de forma alguma, pensar em reverter o estado de degradação das nossas florestas com esse tipo de sementes que se produzem no país, tendo em conta o seu local de armazenamento, as metodologias utilizadas na sua estocagem ou no seu tratamento e sua conservação”, contou.

Explicou neste particular que o objetivo do ateliê visa fornecer a todos os interessados envolvidos no projeto informações, mas também é uma oportunidade para os participantes discutirem todas as questões relevantes relativas à cadeia de valor das sementes e plantas florestais, a fim de apoiar os esforços de plantação florestal e agroflorestal da Guiné-Bissau.

Por sua vez, o Coordenador do Projeto, Carlos Amarante, sublinhou que é uma oportunidade para os participantes discutirem todas as questões relevantes concernente à cadeia de valor das sementes e plantas florestais a fim de apoiar os esforços de plantação florestal e agroflorestal do país.

“Muitas vezes as grandes dificuldades que se enfrentam na florestação têm a ver com a falta de sementes de qualidade, por isso estamos reunidos para uma reflexão no sentido de vermos o melhor método que deveremos propor e adotar para dar resposta à grande preocupação de florestação”, contou.

Por: Carolina Djemé
Fotos: Marcelo Na Riche
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário