Foto/arquivo
A Rede Nacional da Saúde Pública organiza, esta quinta-feira (12/01), em Bissau, uma Jornada da Saúde Única com base nos últimos dados que revelam que setenta (70) por cento das doenças humanas são provocadas pelos animais
A jornada é para chamar atenção das pessoas na necessidade trabalhar juntos e de cuidar da saúde do ecossistema do ambiente seja sã e é preciso cuidar com a saúde do animal.
José Luís Fonseca, coordenador da Rede Nacional da Saúde Pública, disse que existem vários problemas nesta área que não poderão ser resolvidos só pelas autoridades nacionais.
Segundo ele este encontro pretende sensibilizar a colaboração de jovens e de intervenientes de outras profissões.
“As pessoas devem saber que a saúde das pessoas dependem do esforço de todos”, alerta.
O presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública, Plácido Cardoso, disse que a jornada é chamada de “saúde única” porque é uma abordagem de saúde relativamente nova para trabalhar para colaborar com o sector de saúde humano, animal e ambiental (todos estes sectores a convergirem).
“Existe todo o interesse de colaborar com os serviços ambientais, florestais e veterinários para um equilíbrio da saúde humana”, defende.
O alerta surge numa altura em que verifica-se animais domésticos mal cuidados nas ruas e consome-se carnes de animais selvagens sem inspecção da saúde pública.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário