segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ANP INSTA MINISTÉRIO PÚBLICO PARA MOVER PROCESSO-CRIME CONTRA O CHEFE DE ESTADO DA GUINÉ-BISSAU



Numa carta, datada de 29 de Dezembro de 2016, o Parlamento guineense, através do seu presidente, Cipriano Cassamá, solicitou o Ministério Público a instauração de um processo-crime contra o Chefe de Estado, José Mário Vaz.

Assembleia Nacional Popular (ANP), enquanto um órgão da soberania e de fiscalização da ação política, considera que as declarações de José Mário Vaz, durante a celebração do seu aniversário, quando afirmou “ter poder para mandar matar, prender e torturar”, são suscetíveis de um processo-crime. Mas, o Ministério Público entende o contrário.

Em nota, a Procuradoria-Geral da República afirma que “para a promoção de ação penal contra o Presidente da República, em exercício das suas funções, é reservada à ANP, enquanto instituição e não ao seu Presidente, na sua pessoa”.

Segundo ainda o Ministério Público, “a iniciativa deve ser por via de um requerimento, à mesa do parlamento, subscrito por 1/3 de deputados da Nação, em efetividade de funções, e a sua posterior aprovação em plenária por maioria de 2/3 de deputados”, refere a Procuradoria-geral da Republica.

Assim, esta instituição judicial alega que sem o cumprimento destes procedimentos, não poderá cumprir com a solicitação do Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Conosaba do Porto com © e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário