Extraditado pelo Níger, Saadi Kadhafi já está nas mãos das autoridades da Líbia. O terceiro filho de Muammar Kadhafi chegou a Tripoli esta quinta-feira de madrugada.
Saadi Kadhafi refugiou-se no Níger em setembro de 2011, um mês antes de o pai ser morto. Provocou mal-estar nas autoridades de Niamey quando prometeu que regressaria à Líbia para liderar uma rebelião, mas mesmo assim o Níger recusou durante bastante tempo extraditar o ex-comandante das Forças Especiais da Líbia.
Era procurado pela Interpol desde setembro de 2012, a pedido de Tripoli, que o acusa de apropriação de bens pela força e intimidação quando dirigia a Federação Líbia de Futebol.
Nascido em 1973, Saadi foi também jogador de futebol e chegou a realizar dois jogos no campeonato italiano antes de ser apanhado nas redes do doping.

Se não cometer crimes de sangue defendo que seja perdoado, seria muito complicado alguem vivendo naquela familia naquele tempo e não cometer aquele que se chama agora crime economico.
ResponderEliminarAqueles meninos foram educados e ensinados a nascença a pensar que o dinheiro da Libia era todo ele da familia Kadhafi. Nem acredito que ele e pelas circunstancias que o rodearam sabia ou podia saber que aquilo que estava a fazer com o dinheiro da federação era criminosa. Quanto a formação de rebelião armada é grave mas acho que quem realmente tenha esta intenção o anunciaria solenemente como fez. Perdão não quer dizer que ele não possa ser convencido a desistir da ideia e pedir publicamente desculpas a pátria após o que deve ser vigiado 24 horas 365 dias pelo resto.