quarta-feira, 26 de março de 2014

SAÚDE: ANTIGA ENFERMEIRA, ROSA MARIA MARTINS GOMES "CORRIMENTO GENITAL FEMININO".

Corrimento Genital Feminino, um fenómeno que tem trazido grandes problemas as mulheres no Matrimónio. A falta de informação sobre a composição do sexo feminino, na população Masculina, tem provocado muitas desconfianças e até acusações de infidelidade nos casais. As próprias Mulheres, muitas delas, por não lerem, desconhecem como funciona o aparelho genital feminino.Recebi testemunha de várias Mulheres que me disseram que foram acusadas pelos Maridos por estarem molhadas.

1- O Marido vai para ter relações sexuais, sente a vagina molhada, acusa-a de ter estado com outro homem.
O corrimento genital é uma situação fisiológica que define o estado de ser mulher e ser Mãe. É caracterizado pela presença de uma pequena ou média quantidade de um líquido viscoso, que parece com o esperma, mas têm odores diferentes.
O aparelho genital feminino, é constituído internamente pelos OVÁRIOS, TROMPAS DE FALÓPIO, ÚTERO, COLO e VAGINA.
Na VIRILHA, a região anterior do corpo em forma de um V, no ângulo superior da COXA, e liga com o Abdómen, na ponta do V, situa a VULVA, constituído pelo CLÍTORES, GRANDES E PEQUENOS LÁBIOS, MEATO URINÁRIO E O ORIFÍCIO DA VAGINA.
Os ovários produzem um líquido viscoso que é o muco cervical. Durante o período fértil, o muco cervical é mais fluido em ovulação, e permite a fecundação. No período infértil, produz um muco cervical muito rico em fibras, que formam a barreira, impedindo a fecundação. Todos os dias, esse líquido vem dos ovários, passa pelas trompas, vai para o útero e sai no colo para a vagina, e daqui para a vulva que por sua vez, fica sempre húmida. 
Este corrimento também é lubrificante que facilita a penetração do Pénis durante o ato sexual.
O corrimento vulvovaginal, se define assim, só é considerado um problema, quando diversas doenças podem levar ao corrimento abundante e fétido, tais como:
CANDIDÍASE, TRICOMONÍASE, CLAMÍDIA E GONORREIA. O mais frequente entre eles, é o Candidíase.
                
                                             CANDIDÍASE
Candidíase, é um problema que afecta ou vai afectar, todas as mulheres em geral. É a infecção fúngica mais comum nas mulheres. 75% da população feminina, vai enfrentar a Vulvovaginite, que é a inflamação na vulva pelo menos uma vez na vida.
40-50% terá duas ou mais vezes na vida. A Candidíase vulvovaginite, afecta qualquer mulher, porque a sua natureza, a região genital feminina, por ser a parte mais húmida do corpo, é favorável para a infecção fúngica, e está em contacto com o ambiente externo.
Durante a gravidez, a infecção é ainda mais frequente.

                                            CAUSAS
Seja qualquer factor que altera a imunidade, pode causar a CANDIDÍASE, tais como: o uso de antibióticos, reposição hormonal, uso de pílulas anticoncepcionais, gravidez, doenças como as Diabetes e até a SIDA.
Devo citar, que não é um D. S.T. ou seja doença sexualmente transmissível. É uma infecção Endógena, quer dizer de origem do interior do órgão genital. Por isso não é preciso o tratamento do parceiro, a não ser que manifeste também os sintomas.
                                             

                                        SINTOMAS

-LEUCORREIA- é o corrimento.
- HIPEREMIA- é vermelhidão.
- PRURIDO- é coceira.

 Coceira é o mais importante de todas porque, incomoda muito no período quente do ano, e nem sempre vem com corrimento. É típico, branco cremoso, ou em grãos, chamado grumos, que aparece no verão e pode ser acompanhado do odor fétido, ou seja a mulher sente mau cheiro saindo na própria vagina. Também pode ser claro e fino.
                       Vermelhidão: localiza-se na vulva ( o conjunto da parte externa do aparelho genital feminino, o clítoris, meato-urinário, grandes e pequenos lábios, orifício vaginal ) e também nas virilhas, no canto interior das coxas. Essa área até fica inflamada.

Quando sentir os três sintomas, procura imediatamente o seu Médico de família. Lhe encaminhará para o Ginecologista.

                                         TRATAMENTO
Existem muitos anti-fungos na farmácia que são por via oral, tópicos, vaginais e intravenosa. Comprimidos e cápsulas para engolir; cremes para untar na vulva; óvulos para introduzir na vagina; e injecções quando a infecção é mais grave.

É muito importante não se medicar por opção, ou aceitar a indicação das amigas, sem consultar o seu Médico de família. Durante a gravidez o tratamento é feito só no 3º mês de Gestação.
É preciso ser vista por profissional de saúde. A duração de tratamento pode ser de 7 a 14 dias, consoante a gravidade do caso, e consoante o produto a administrar. 
Durante o tratamento, não deve ter relações sexuais. Os parceiros não entendem esta parte mas, tem mesmo que ser, se, quer ficar boa.
2- Quando a mulher não quiser ter relações sexuais, por causa da recomendação Médica, o marido acusa-a de já ter tido com outro, estar satisfeita, por isso não quer ter nada com ele.
3- Se explicar o motivo ainda é maltratada, pela mesma razão. Ter apanhado a infecção, por ter amantes. Realmente os homens nunca entendem as mulheres.                     
O uso de preservativo é muito importante. Previne a propagação da doença, e ajuda que o tratamento seja mais eficaz.
Meus senhores, leiam artigos que dizem respeito as MULHERES. Tentem conhecer aquelas que são vossas Parceiras, Mães, Irmãs, Tias e sobretudo Filhas. É muito importante conhecer a outra parte com quem vive. Por exemplo, se a sua filha adolescente chegar com coceiras e estar incomodada, não tem uma Mãe, será você a acompanha-la ao Ginecologista. Será você a administrar-lhe o tratamento. Por isso é importante conhecer a constituição da MULHER.

SAÚDE PARA TODOS.  
   

Sem comentários:

Enviar um comentário