sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Política: Baciro Djá lidera API-Cabas Garandi, sucedendo Nuno Nabiam



Bissau, 20 de Agosto de 2025- O antigo Primeiro-Ministro, Baciro Djá, é o novo Presidente da Aliança Patriótica Inclusiva-Cabas Garandi (API-CG). O Líder da FREPASNA foi elegido por unanimidade durante a cimeira ordinária da coligação, realizada hoje num dos hotéis da capital. A reunião contou com a presença de líderes, membros da Comissão Técnica e dirigentes da estrutura.

No encontro, a coligação aprovou uma série de resoluções políticas. Entre elas, destacou-se a rejeição da participação no atual Governo de Iniciativa Presidencial, apesar da nomeação à revelia de alguns dos seus dirigentes para cargos ministeriais e de secretariado de Estado. A API-CG anunciou também a suspensão imediata de Braima Camará, Fidélis Forbes, Augusto Gomes, Alfredo Malu e outros dirigentes que aceitaram integrar o Governo, considerando que a decisão contraria a linha política da aliança.

De acordo com as deliberações finais da reunião, a coligação reafirmou o compromisso com os princípios fundacionais e com a Declaração de Paris firmada com a Plataforma Terra Ranka (PAI-TR), tendo aprovado o relatório da Comissão Técnica Conjunta de diálogo estratégico com esta força política. O novo Presidente foi mandatado a entrar em contacto com a liderança da PAI-TERRA RANKA com vista a agendar uma reunião para análise e possível aprovação dos documentos estratégicos já elaborados.

Por outro lado, deu instrução a Comissão Técnica da API-CG para analisar pedidos de adesão de novos partidos à coligação e solicitação ao Presidente Baciro Djá para contactar organizações internacionais, como a CEDEAO, CPLP, União Europeia, União Africana e Nações Unidas, a fim de enviar missões de observação às eleições de 23 de novembro;

A nova direção da API-CG ficou composta por Baciro Djá (Presidente), Fernando Dias da Costa (Vice-Presidente) e Jorge Fernandes (Secretário). O Eng. Nuno Gomes Nabiam foi aclamado Presidente de Honra, em reconhecimento à sua “sábia e prudente liderança”. Já a Comissão Técnica passou a ser dirigida por Domingos Malú (Coordenador), Agostinho da Costa (Vice-Coordenador) e Hotna Cufuk na Dohá (Secretário).

Sem comentários:

Enviar um comentário