segunda-feira, 8 de abril de 2024

“NÃO FICAMOS CONTENTES COM PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL” - diz direção da escola Amizade Guiné-Bissau/China


A direção da escola do Ensino Básico Amizade Guiné-Bissau/China responsabiliza a Câmara Municipal de Bissau, pela construção que se está a realizar na parte lateral da escola que impede o acesso às instalações da escola.

De acordo com a direção da escola, o espaço em causa estava reservado à prática da Educação Física para os alunos da mesma escola, que foi apropriado por um cidadão de nome Buba Seide, e que segundo disse, através de autorização da Câmara Municipal de Bissau.

Numa conferência de imprensa conjunta entre a direção da escola e associação dos alunos, o secretário da escola, professor Francisco Ianga, lamenta a situação, e afirma que não vão desistir da luta, porque a escola está sob a ameaça.

“Não ficamos contentes com o presidente da Câmara Municipal de Bissau por isso responsabiliza-lhe porque ele cúmplice com todos os seus técnicos perante esta situação neste caso queremos avisar o ministro do interior pela atitude da força de segurança como sinal de amedrontar os alunos”, referiu o secretário da Escola.

Perante esta situação a RSM tentou ouvir a direção da Câmara Municipal de Bissau, no que se prende com esta denúncia de construção que está a decorrer com a abertura da fundação inicial da casa no lateral da escola, precisamente no portão lateral reservado igualmente para o acesso dos alunos, a fim de evitar que estes o façam pela via da estrada principal.

Com toda esta situação, Ianga pede a intervenção urgente do Estado Guineense no sentido de resolver a situação para o bem das crianças.

“É preciso para que o estado assuma a sua responsabilidade e sobretudo o ministro da educação que mostra o seu engajamento na resolução do impasse na medida que é único lugar da prática da educação física que a escola dispõe”, destacou Francisco Ianga.

Por seu turno, o presidente da Associação Académica dos alunos, Iancuba Dambel, responsabiliza também o ministério da Educação Nacional pelo silêncio e pela evolução das obras em curso no lateral da escola.

“O ministério da educação através do gabinete contencioso é responsável pela obra em curso no local que está a impedir o normal funcionamento das aulas uma vez que não reagiu às denúncias até então”, lamentou Iancuba Damnel.

Importa referir que a nossa reportagem constatou a presença da Força de Ordem no local onde está a decorrer as obras de construção que esta fase de fundação.



Por: Marcelino Iambi//radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário