domingo, 7 de abril de 2024

Exército israelita retira tropas do sul da Faixa de Gaza

O exército israelita retirou esta noite de sábado 6 de Abril todas as suas tropas terrestres do sul da Faixa de Gaza, restando apenas uma brigada no enclave, segundo fontes militares citadas pela agência France-Presse.

A retirada das tropas terrestres israelitas presentes no sul da Faixa de Gaza acontece depois de seis meses do início da guerra de Israel contra o Hamas.

A confirmação chega depois de no sábado o exército israelita recuperar em Khan Yunis o corpo sem vida do refém israelita Elad Katzir.

No território permanece apenas uma brigada israelita com o objectivo de garantir um corredor entre o sul de Israel e a costa de Gaza, bloqueando o acesso ao norte do enclave. Um porta-voz militar informou que as tropas israelitas se estão a deslocar em torno da Faixa de Gaza, com uma nova estratégia: incursões ponctuais no enclave palestiniano.

O exército israelita adiantou ainda que antes da sua retirada do sul de Gaza, as suas unidades de combate levaram a cabo as últimas operações no bairro de Al Amal para concluir o desmantelamento da "infraestrutura terrorista".

O exército sublinhou ainda, num comunicado divulgado à agência France-Presse, que continua a preparar-se para uma operação invasiva na cidade de Rafah, criticada pela comunidade internacional. Segundo Tsahal, estas mudanças não estão ligadas a pressões políticas ou ultimatos dos Estados Unidos.
33 175 mortos em Gaza em seis meses de guerra, mais de 42% são crianças

O número oficial de mortos na Faixa de Gaza alcançou este domingo 7 de Abril os 33 175, quando se cumprem seis meses desde o início da ofensiva israelita, depois dos ataques do Hamas que provocaram, a 7 de outubro, 1200 mortos.

Por: RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário