sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Microcrédito/”O Governo já está a trabalhar na implementação do sistema que reduza a pobreza no país”, diz Primeiro-ministro



Governo pretende trabalhar no sentido de mobilizar os fundos para apoiar os projetos da direção do fundo de promoção do desenvolvimento económico "Nó Kumpo Terra". As garantias foi deixada pelo Primeiro Ministro Geraldo Martins que esteve de visita esta manhã a as instalações do Fundo de Promoção do desenvolvimento económico. Radio TV Bantaba

Bissau, 06 Out 23 (ANG) – O Primeiro-ministro disse hoje que o Governo já está a trabalhar para a implementação do Sistema de Microcrédito no país, que visa a redução da pobreza no seio dos guineenses.

Geraldo Martins falava à imprensa no final de uma visita de trabalho às instalações do Fundo de Promoção de Desenvolvimento Económico (FPDE).

Martins referiu que durante a campanha eleitoral, uma das promessas que a Coligação “Pai-Terra-Ranca” fez por toda a zona que percorreu é criar uma política de apoio aos jovens e as mulheres financeiramente, a fim de investirem, para renderem lucros, com os quais, futuramente, podem melhorar o seu dia-à-dia.

“Nas avaliações que fizemos, chegamos à conclusão de que o recém-criado Fundo de Promoção de Desenvolvimento Económica é o único, no momento, com capacidades para trabalhar ao lado dos beneficiários”, disse.

Segundo o chefe do Executivo, a missão do Governo neste sentido é mobilizar fundos para apoiar FPDE, a fim de financiar os pequenos projetos apresentados por jovens e mulheres.

Geraldo Martins disse que ficou satisfeito com a visita, porque constatou que a recém-criada instituição reúne condições para enfrentar esse desafio.

“Para aqueles que vivem nas zonas rurais, o Fundo já elaborou um manual com as regras básicas e vai criar postos em diferentes zonas, que vão trabalhar juntos das comunidades, a fim de orientá-los sobre os procedimentos de elaboração de projetos, assim como a forma de submissão para o financiamento”, revelou Chefe do Governo.

Questionado sobre a situação dos estudantes guineenses na Líbia, país abalado recentemente por inundações que causaram milhares de vítimas mortais, Geraldo Martins disse que é um assunto que merece a atenção do Governo, razão pela qual o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Pinto Pereira ´já está a cuidar do assunto. “Se tudo correr bem até a próxima semana, o assunto poderá ser resolvido”, disse Martins.

Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário