quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Futebol: FFGB CAPACITA DIRIGENTES DESPORTIVOS SOBRE LICENCIAMENTO DE CLUBES DA GUINES-LIGA

A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), entidade que dirige o futebol nacional, capacita dirigentes desportivos dos 16 clubes do Campeonato Nacional da primeira divisão (Guines-Liga) sobre as novas plataformas de licenciamento Online de Clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF), no sentido da modernização do futebol do país.

O evento, que iniciou na terça-feira, 03 de outubro, numa das salas do Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, com a duração de 4 dias, termina a 6 do mês em curso.

O sistema de licenciamento dos clubes nacionais é um projeto que condiciona a atribuição da licença necessária à participação em competições, a uma série de critérios uniformes de carácter financeiro e de infraestruturas desportivas.

A CAF sublinhou que o projeto de licenciamento dos clubes é um grande passo em África e vai permitir alcançar, com maior rapidez e eficácia, a profissionalização das competições e dos clubes a todos os níveis.

Ao presidir a abertura dos trabalhos, o presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), Dembo Sissé, lembrou aos dirigentes desportivos que este instrumento desportivo vai permitir aos clubes nacionais organizarem-se internamente e criar as infraestruturas desportivas.

“Penso que devemos iniciar desta forma, acreditando. Porque os esforços que os dirigentes desportivos têm feito são extraordinários para o desenvolvimento do futebol nacional, por isso o sistema de licenciamento é muito importante”, disse.
“Na época passada, o FC Canchungo venceu o Campeonato Nacional e pretendia inscrever-se para a Ligados Campeões Africanos. Enviamos correspondências à FFGB e à CAF, mas a entidade que dirige o futebol em África informou-nos que o Canchungo não tinha cumprido o processo de licenciamento e disse que era fundamental. São aspetos que vão ajudar os clubes presentes neste encontro”, afirmou.

Segundo explicação de Sissé, que foi presidente do Cupelum FC, este projeto, além de evitar o roubo de jogadores, permite também controlar a idade dos jogadores nacionais no processo da transferências para o futebol internacional.

Sissé lembrou que os clubes europeus estão a questionar as idades verdadeiras dos jogadores da Guiné-Bissau no futebol internacional, por isso “esse projeto da CAF vai ajudar a evitar que no futuro as idades dos nossos jogadores sejam questionadas no exterior e que certas exigências não comprometam o futebol nacional”.

A ação de formação está a ser ministrada pelo responsável informático da FFGB, Guilherme dos Santos, em colaboração com os técnicos do departamento da competição do organismo.

Após o término da formação com os clubes da primeira divisão, a segunda etapa será com os clubes da segunda divisão, a decorrer de 10 a 16 de outubro.

O objetivo da CAF é que o sistema de licenciamento dos clubes tenha um efeito e contribua para elevar os padrões a nível do futebol nacional. A nova visão da CAF para profissionalização do futebol é melhorar a pirâmide a partir de baixo, a começar pelas competições nacionais, daí o novo quadro regulamentar da CAF, reforçar o sistema de licenciamento dos clubes para o futebol masculino e feminino, nas competições continentais e domésticas.

Segundo esse sistema de licenciamento, apenas estão autorizados a participar nas competições africanas os clubes que reúnem os critérios de natureza desportiva, infraestrutural, organizativa, jurídica e financeira e que obtenham a concessão da CAF.

Os requisitos básicos para os clubes nacionais conseguirem o licenciamento do órgão passam necessariamente por ter uma sede, um estádio de futebol, um secretário administrativo, um contabilista e uma equipa de formação.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário