quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Timor-Leste termina missão de apoio eleitoral na Guiné-Bissau com entrega de equipamento

A equipa timorense de apoio ao processo de recenseamento eleitoral da Guiné-Bissau terminou hoje a sua missão no país com a entrega de equipamento informático e outros materiais ao Governo guineense.

"Hoje registamos uma história entre Timor-Leste e a Guiné-Bissau no âmbito do processo eleitoral. Esta cerimónia pode dizer-se que é uma cerimónia concreta, que mostra resultados", afirmou Acilino Manuel Branco, diretor da missão de apoio ao processo de recenseamento eleitoral da Guiné-Bissau.

Segundo o responsável, a missão, composta por oito pessoas, chegou no dia 08 e desde então tem trabalhado com Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral.

"Pode dizer-se que os preparativos para o recenseamento eleitoral estão feitos", disse Acilino Manuel Branco.

O diretor da missão de apoio ao processo de recenseamento eleitoral da Guiné-Bissau garantiu que estão preparados uma base de dados e o sistema, cujas senhas e acessos foram hoje entregues às autoridades guineenses.

"Este apoio é a contribuição expressa pelo povo de Timor para contribuir para o processo da democracia e do recenseamento eleitoral para que haja uma ficha eleitoral para que no futuro se possa conduzir eleições justas e credíveis", afirmou.

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, afirmou que a "cerimónia simbólica é uma das várias ações que o Governo timorense tem vindo a fazer em relação à Guiné-Bissau nos processos eleitorais", recordando que esse apoio começou há alguns anos.

O primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, destacou no final da cerimónia em crioulo que os bens entregues por Timor-Leste vão ser preservados para as próximas eleições, porque a Guiné-Bissau não pode, sempre que realiza eleições, pedir material.

Timor-Leste entregou material informático, boletins de recenseamento eleitoral, geradores, veículos motorizados com três rodas e outro equipamento e 97,5 milhões de francos cfa (cerca de 148 mil euros).

Conosaba/Lusa 



PM | TIMOR-LESTE ENTREGA METERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA O RECENSEAMENTO ELEITORAL
Em resposta a solicitação feita por Sua Excelência Senhor Primeiro-Ministro Eng. Nuno Gomes Nabiam ao seu homólogo de Timor-Leste, para apoiar o país no processo de organização e realização das eleições legislativas antecipadas, foi hoje entregue pela Agência Timorense de Cooperação, um conjunto de equipamentos e materiais indispensáveis ao arranque do recenseamento eleitoral de raiz.
O Diretor da Unidade da Missão de Apoio ao Processo de Recenseamento Eleitoral na Guiné-Bissau, Acilinio Manuel Branco foi quem procedeu a entrega formal desses equipamentos aos responsáveis da administração eleitoral, na presença do Primeiro-Ministro.
Da extensa lista de materiais e equipamentos doados a nossa administração eleitoral, destacamos com satisfação a entrega formal da base de dados eleitoral, equipamentos informáticos, um milhão de boletins de recenseamento, suficientes para que possamos dar início ao recenseamento, dentro dos parâmetros do calendário eleitoral.
0️⃣9️⃣ 1️⃣1️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣















Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau


Sem comentários:

Enviar um comentário