terça-feira, 8 de novembro de 2022

MINISTRO DE DEFESA DA GÂMBIA VISITA GUINÉ-BISSAU

O ministro de Estado da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria assegurou, hoje, que a visita de trabalho do seu homólogo gambiano ao país vai permitir uma concertação alinhada entre os dois países nas organizações filiais.

Marciano Silva Barbeiro fez essa garantia aos jornalistas, depois de um encontro com o seu homólogo gambiano Sering Modou NIJIE, no qual revelou que no encontro foi analisado a situação de cooperação entre os dois países, com enfoque na questão de segurança nos dois espaços territoriais.

“Foi uma visita de amizade e de cooperação entre as nossas duas instituições mas, também das nossas forças armadas para analisar em conjunto a situação das nossas relações de cooperação para melhor reflectirmos sobre o que devemos fazer para garantir a segurança nos nossos espaços territoriais assim como dos nossos povos. Portanto a visita vai reforçar os nossos laços de cooperações e aproximar as nossas forças armadas permitindo uma grande concertação em cada passos que vamos dar nas organizações que pertencemos com as Nações Unidas, União Africa e CEDEAO) ”.

No âmbito desta visita, os dois ministros deveriam assinar acordo de cooperação na área militar mas, segundo o governante guineense, este ficou protelado para quando da retribuição da visita à Gâmbia ainda sem data marcada.

“O acordo vai ser assinado em Banjul, Gâmbia, quando retribuir a visita ao meu homólogo” adiantando que “ estamos a tratar da instituição militar por isso, os acordos vão cingir no tratamento militar, saúde, formação e a questão de segurança sobre o terrorismo e golpe de estado nos nossos países”.

Durante quatro dias de visita à Guiné-Bissau o governante gambiano para área da defesa, vai encontrar-se com diferentes autoridades do país.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário