terça-feira, 15 de novembro de 2022

Comércio/Governo decide reforçar serviços de Inspeção para combater a especulação de preços no mercado


Bissau,15 Nov 22(ANG) – O ministro do Comércio e Indústria anunciou esta terça-feira a criação de condições internas para desenvolver uma ampla campanha de combate à especulação de preços de produtos no mercado, tanto em Bissau como no interior.

Abás Djaló falava numa conferência de imprensa conjunta com o ministro da Economia, Plano e Integração Regional sobre a situação de disparos de preços de produtos no mercado, no âmbito da Comissão Interministerial criada para o efeito.

Djaló disse estarem já mobilizados todos os inspetores e fiscais para se efetuar a vistoria de todos os mercados e armazéns, com base nas informações segundo as quais os produtos de primeira necessidade, essencialmente o arroz tipo (nhelém simples), já se escasseou no mercado.

O governante disse que já tinham informações de que existem alguns comerciantes que guardaram, em estoques, certa quantidade de arroz nos seus armazéns e que estavam a comercializa-las de forma clandestina.

“Descobrimos que algumas quantidades de arroz estavam de facto escondidas em determinados armazéns”, referiu.

Abás Djaló disse que, no que toca ao arroz tipo(Nhelém partido simples), constataram 185 toneladas escondidas em armazéns de operadores económicos.

Acrescentou que, de imediato, tomaram a decisão de notificar as empresas em causa, para lhes informar das medidas tomadas.

Aquele responsável disse que, em relação ao açúcar, descobriram cerca de 1200 sacos que se encontravam escondidos igualmente nos armazéns de operadores económicos.

“Essa situação levou-nos a concluir de que há uma falta de colaboração por parte do setor privado”, frisou.

Djaló disse que, em consequência de medidas que têm sido tomadas, os preços dos produtos no mercado já estão a restabelecer-se aos poucos.

Disse que, recentemente, o Ministério do Comércio realizou uma reunião com os grandes importadores com os quais abordou a necessidade de se abastecer o mercado em produtos de primeira necessidade, nomeadamente, arroz, açúcar, óleo entre outros.

O ministro da Economia, Plano e Integração Regional, José Carlos Varela Casimiro disse que o Governo já tomou medidas para mitigar o impacto da crise motivada pela guerra na Ucrânia.

Varela Casimiro, disse que entre as medidas tomadas consta a criação da Comissão Interministerial, presidida pelo vice primeiro-ministro e integrada pelos Ministérios do Comércio e Indústria, das Finanças, Energia, Agricultura e da Economia.

José Carlos Varela afirmou que, o executivo decidiu ainda reduzir a base tributária de certos produtos, não obstante esta decisão acarretar perdas das receitas de Estado.

“Devo informar que os produtos como arroz, farinha e combustível têm vindo a ser subvencionados pelo Governo, ou seja as taxas alfandegárias não incidem sobre os seus valores”, disse Casimiro.

O governante disse que, a base tributária sobre o arroz que era de 9 000 francos CFA, passou para sete mil, a de farinha que era de 11 000 é agora de 9 000, a de açúcar que era de 15.000 passou para 11 000.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário