Bissau,18 Nov 15(ANG) - A campanha de distribuição de medicamentos de tratamento da doença de tracoma denominado d "hesitromax" vai ser retomada na proxima sexta-feira no país e com a duração de quatro dias disse hoje o Coordenador Nacional de Saúde de Visão.
Em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné-ANG, Meno Nabicassa referiu que a tracoma é uma doença causada por um vírus chamado “clamides”.
“Os novos lotes de Hesitromax já se encontram noMinistério de Saúde e foram doados pela ONG Americana DE Iniciativa Internacional de Tracoma(ITI).
De acordo com Meno Nabicassa, até 2020 a Guiné-Bissau vai estar livre da doença de tracoma porque segundo um inquérito sobre o impacto da doença feito em 2005, o país tinha a prevalência de Tracoma activa de 28 por cento mas neste momento baixou por cerca de 2 por cento.
Aquele responsável advertiu que os antibióticos que serao dados as pessoas é extremamente forte e provoca tontura, mal estar, baixa de pressão e diarreia, acrescentando que tudo é passageira e que as crianças de zero à seis meses e mulheres grávidas não devem toma-los.
Meno Nabicassa apelou aos jovens a aconselharem seus familiares a participarem na campanha a fim de extinguir esta doença.
ANG/JD/SG\\Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário