segunda-feira, 12 de outubro de 2015

COMUNIDADE INTERNACIONAL ACREDITA ESTAR BREVE A FORMAÇÃO DE NOVO GOVERNO


Os responsáveis da comunidade internacional na Guiné-Bissau acreditam estar para breve o fim do impasse político no país com a formação de um novo Governo.

A convicção foi transmitida aos jornalistas por Miguel Trovoada, representante das Nações Unidas no país, e Ovídio Pequeno, responsável pela União Africana (UA) em Bissau.

Ambos falavam à saída de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz, reunião em que estiveram também presentes outros diplomatas acreditados em Bissau.

O primeiro-ministro Carlos Correia disse hoje aos jornalistas que não acreditava na possibilidade de haver um Governo ainda nesta segunda-feira, devido "à insistência do Presidente em cortar alguns nomes da lista" proposta para formar o elenco executivo.

Questionado sobre que decisão será tomada pelo Presidente guineense para a saída da crise, o representante da UA em Bissau disse que "o melhor é aguardar" pela comunicação a ser feita pela Presidência.

"Eu acho que isso é da responsabilidade da Presidência da Republica, dos atores políticos guineenses, mas o que eu posso dizer é que saio desta reunião satisfeito. Estou convencido que temos uma solução à vista", defendeu Ovídio Pequeno.

O representante do secretário-geral das Nações Unidas, Miguel Trovoada, também partilha do mesmo otimismo, garantindo estar iminente a solução para a crise guineense, que, voltou a frisar, é prejudicial para o país tanto a nível interno como externo.

"Penso que muito brevemente haverá uma comunicação pelos órgãos competentes à comunicação social, sobre as decisões que vão ser tomadas pelo Presidente da República", afirmou Miguel Trovoada.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário