segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"TOLERÂNCIA ZERO" A ESPANCAMENTOS E HOMICÍDIOS NA GUINÉ-BISSAU, ADVERTE BOTCHE CANDE



Bissau, 29 Set 14 (ANG) – O ministro da Administração Interna (MAI), decretou hoje “tolerância zero” contra prática de homicídios e espancamentos de cidadãos no país. A posição de Botche Cande foi tornada publica à imprensa pelo Porta-Voz do MAI, Samuel Fernandes durante encontro tido com os chefes das diferentes Esquadras da Capital.

O Porta-Voz do MAI afirmou que, com base nos últimos actos de violências verificado no país, a sua instituição decidiu reunir as diferentes forças polícias do país, para analisar e tomar medidas para fazer face aos crimes que tem abalado a população nos últimos meses.

De acordo com o Samuel Fernandes, o ministro teria apelado as forças policiais guineenses a trabalharem com isenção de forma a evitar de cometer “asneiras” e que põe em causa os direitos cívicos dos cidadãos.

Samuel Fernandes apelou a colaboração da população na missão dos agentes de segurança de repor a paz na Guiné-Bissau, tendo garantido ainda que o governo fará tudo ao seu alcance para proporcionar acções de formação aos elementos de segurança, sobretudo na maneira de actuar.

“Em qualquer circunstância, o uso da força deve ser proporcional a própria situação e a ameaça no terreno. Por isso, condeno veementemente o acto que aconteceu recentemente no bairro de São-Paulo, pois nada justifica o uso de meios inadequados na detenção daquele jovem e que resultou na sua morte” disse Samuel Fernandes em alusão a morte num dos bairros periféricos, de um jovem espancado pelas forças policiais por alegadamente resistir a ordem de prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário