sábado, 27 de setembro de 2014

Georges Chikoti, DISSE QUE: OS GUINEENSES SOLICITARAM REABERTURA DE EMBAIXADA EM LUANDA (ANGOLA)




angonoticias

As autoridades da Guiné Bissau solicitaram a reabertura da sua representação diplomática em Luanda, como parte de um processo de normalização das relações políticas com Angola. 


Este facto foi dado conhecer quarta-feira, em Nova Iorque (EUA), pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, no final de uma audiência que concedeu ao seu homólogo da Guine Bissau, Mário Lopes Rosa.

“Este é um país que tem particularmente uma história turbulenta e as últimas eleições permitiram a eleição de um novo Governo e, com isso, a possibilidade de uma maior estabilidade”, disse.

Neste quadro, acrescentou o ministro, a exoneração do general António Indjai é um passo também importante, assim como a nomeação do novo Chefe do Estado Maior deste país.

Durante a audiência, referiu, as autoridades da Guiné Bissau solicitaram o retorno da cooperação com Angola não só no domínio político, mas também económico e militar, o que, naturalmente, as autoridades angolanas irão analisar.

O Presidente da República já ajudou bastante a Guiné Bissau no passado e o constrangimento foi criado com o golpe de Estado impediu-nos de fazer progressos, porém acho que agora há uma evolução muito importante que irá permitir retomar as nossas relações com a Guiné Bissau”, argumentou.

Disse existirem vários temas que são sensíveis para Angola e o país está disposto uma vez mais responder positivamente.

Por este facto, referiu que serão submetidas as propostas ao governo para ver-se em que medida é que poderão as autoridades angolanas cooperar com a Guiné Bissau e naturalmente com outros parceiros.

Georges Chikoti disse ainda que durante a audiência, o ministro falou também da necessidade de se alargar a força da ECOMIB, que é de 700 militares para dois mil ou dois mil e oitocentos homens no sentido de poderem então fazer a reforma do sector de Defesa e Segurança em Bissau de maneira mais segura.

Existe um espaço em aberto e Angola verá o que, eventualmente pode fazer, salientou o ministro Georges Chikoti.

Sem comentários:

Enviar um comentário