terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Cabo Verde: suspensão de vistos de imigração imposta pelos EUA "não é definitiva"


Os cabo-verdianos que queiram pedir visto para os Estados Unidos terão de pagar uma caução até 15 mil dólares. © Wiki Commons

A suspensão de emissão de vistos de imigração imposta pelos Estados Unidos da América a vários países, incluindo Cabo Verde não é definitiva. Segundo a porta-voz do Departamento do Estado norte-americano, a decisão vai ser avaliada continuamente com base no cumprimento dos objetivos estabelecidos e respeito pelas leis de imigração.

Cabo Verde está numa lista de 75 países que têm vistos de imigração para os EUA suspensos desde o passado dia 21 de Janeiro e numa outra lista de 38 países em que os cidadãos que viajem em negócio ou turismo para os Estados Unidos terão de pagar uma caução que poderá ir até aos 15 mil dólares, quase 13 mil euros.

Em declarações à televisão pública cabo-verdiana, a porta-voz Departamento do Estado norte-americano, Amanda Roberson, explicou que a medida provisória e está em constante avaliação.

“O Departamento do Estado vai estar constantemente a avaliar se as pessoas vão ficar menos tempo, ou seja, se as pessoas cumprem com as leis de imigração dos Estados Unidos, poderá mudará no futuro com o programa de calção, mas isso é algo que é impossível saber no momento porque é um processo que está em avaliação. Não tem uma previsão porque é importante lembrar que é um processo que continua, como o Departamento do Estado estamos constantemente aprimorando, melhorando os nossos procedimentos internos, sempre com o objectivo de colocar a segurança nacional dos Estados Unidos em primeiro lugar, fazer cumprir as nossas leis de imigração”, disse esta responsável americana.

A porta-voz Departamento do Estado norte-americano, Amanda Roberson, afirmou ainda que para o Presidente Trump, a prioridade é colocar os EUA em primeiro lugar. O foco está na segurança do país e dos norte-americanos.

Por: Odair Santos
rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário