O presidente da Cruz Vermelha da Guiné-Bissau, Daniel Vieira, apelou esta segunda-feira, em Bissau, aos voluntários da instituição para que se apropriem ao máximo dos conhecimentos transmitidos durante a formação, com vista a melhorar a resposta às necessidades das comunidades.
O apelo foi feito no âmbito de uma ação de formação sobre primeiros socorros, saúde mental e apoio psicossocial, que envolve inicialmente 50 voluntários da organização humanitária.
Na ocasião, Daniel Vieira recordou os episódios que marcaram as últimas eleições simultâneas realizadas em novembro, sublinhando que esses acontecimentos motivaram a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau a mobilizar fundos, com o apoio de parceiros internacionais, para capacitar os seus voluntários a responderem a eventuais situações de instabilidade no país.
A formação, com a duração de três dias, vai abranger um total de 150 voluntários provenientes das diferentes regiões do país, divididos em três grupos.
Durante o treino, os participantes receberão capacitação nas áreas de primeiros socorros, saúde mental, água, saneamento e higiene, restabelecimento de laços familiares, apoio psicossocial, integração e inclusão, bem como acesso mais seguro e código de conduta.
Segundo a organização, a iniciativa visa tornar os voluntários mais resilientes e melhor preparados para dar resposta eficaz a situações de emergência e diferentes tipos de catástrofes em todo o território nacional.
RSM: 26-01-2026


Sem comentários:
Enviar um comentário