Iniciou-se esta quarta-feira, em Bissau, a análise dos avanços e desafios das reformas comunitárias da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).
O encontro, que decorre durante três dias, reúne técnicos de diferentes instituições nacionais, agências delegadas de gestão de projetos e ordens nacionais, no quadro da 11ª edição da Revisão Anual das Reformas, Programas e Projetos Comunitários da organização sub-regional.
Na cerimónia de abertura, o secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, destacou que estas inspeções anuais visam fazer o balanço do estado de implementação dos atos comunitários da UEMOA, permitindo avaliar o nível de cumprimento das reformas e identificar os principais desafios.
“As inspeções anuais visam um duplo objetivo: por um lado, fazer o balanço do estado da implementação dos atos comunitários da UEMOA e, por outro, encontrar as melhores soluções para a internalização das reformas, políticas, programas e projetos da organização”, salientou Mamadu Baldé.
Por seu turno, o representante da UEMOA na Guiné-Bissau, Aly Coulibaly, sublinhou a importância da contribuição dos Estados-membros na revisão e harmonização das legislações nacionais, destacando o papel do projeto de 2025 como instrumento essencial para o reforço da integração económica e institucional.
“Observando os resultados alcançados até à data, é fácil constatar a contribuição significativa da revisão, não só para a harmonização efetiva das legislações nacionais, mas também, e sobretudo, para a coordenação do acompanhamento da implementação das políticas, programas e projetos comunitários”, afirmou Coulibaly.
Recorde-se que a Revisão Anual das Reformas, Políticas, Programas e Projetos Comunitários no seio da UEMOA foi instituída por um Ato Adicional da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, datado de 24 de outubro de 2013.
RSM 05 11 2025


Sem comentários:
Enviar um comentário