A Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou oficialmente, esta quarta-feira, 01 de outubro, a campanha nacional de educação cívica eleitoral, sob o lema “O teu voto conta e faz a diferença”, visando as eleições legislativas antecipadas e presidenciais simultâneas, marcadas para 23 de novembro.
Durante o ato realizado nas instalações do Liceu João XXIII, em Bissau, o Presidente da Comissão Regional de Eleições (CRE), Bubacar Sidico Sambú, exortou os 150 animadores cívicos presentes a mobilizarem os cidadãos para uma participação consciente, inclusiva e pacífica.
“Enquanto animadores cívicos, o vosso papel é essencial para garantir eleições participativas. Esta é uma missão nobre: informar que votar é um direito”, destacou Sambú, reforçando ainda a necessidade de imparcialidade total durante o processo eleitoral.
A campanha arranca oficialmente nesta quinta-feira, 2 de outubro, e decorrerá em todo o território nacional, com foco na utilização de línguas nacionais para garantir uma comunicação eficaz e acessível à população.
O Presidente interino da CNE, M’pabi Cabi, reforçou a importância do trabalho dos animadores eleitorais no fortalecimento da democracia guineense.
“O vosso empenho e patriotismo vão permitir o exercício do direito político e participativo do cidadão”, afirmou Cabi, sublinhando que a campanha deve ser intensa, objetiva e adaptada às realidades locais.
A CNE apela a todos os envolvidos para que a campanha não seja apenas informativa, mas transformadora, garantindo que nenhum cidadão fique de fora do processo por falta de informação.

Sem comentários:
Enviar um comentário