quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Em 1974, Mary Wallace, nativa de Englewood, entrou na história quando se tornou a primeira mulher a conduzir um autocarro da Autoridade de Trânsito de Chicago (CTA). Wallace era um motorista popular que permaneceu no trabalho por 33 anos antes de se aposentar.

"Eu costumava trabalhar para o Centro de Planejamento & Colocação quando estava a ir para a faculdade, e tínhamos encomendas de emprego para motoristas de autocarro CTA. Então decidi que queria ver isto por mim mesmo, e fiz. Eu fui por três anos, e eles continuavam a dizer não... ”As pessoas guardavam as piadas sobre as motoristas para si mesmas, mas Mary Wallace lembra-se das reações misturadas que costumava obter dos pilotos do CTA nas suas rotas de autocarro quando notaram uma mulher ao volante.
"Eu receberia aplausos das senhoras e olhares dos rapazes", disse Wallace numa entrevista ao Chicago Sun-Times em 2007, recordando o início da sua carreira com o CTA em 1974.
Wallace candidatou-se pela primeira vez para se tornar motorista de autocarro quando tinha 19 anos "porque o CTA não tinha mulheres e alguém precisava de quebrar aquele gelo. ” Além disso, dirigir um autocarro parecia uma grande maio para conhecer novas pessoas, disse Wallace. Mas ela teve de aturar o CTA durante três anos, antes da agência a contratar.
"Eles disseram, 'Não podemos contratá-lo como operador de autocarro porque não temos as instalações. Nós poderíamos contratá-lo como outra coisa,” disse Wallace. "Mas eu continuei a ir lá abaixo e a ligar todas as semanas. ”
Wallace começou a conduzir o autocarro State Street em junho de 1974, a primeira de várias rotas que ela teria durante os seus 17 anos como operadora de autocarro. Durante esse tempo, ela foi uma marca nas notícias sob manchetes tão coloridas como "O CTA liberta os seus motoristas de autocarro" e "O sexo justo primeiro para o CTA deixará a condução para a Sra. Wallace disse que os outros motoristas raramente lhe faziam passar um mau bocado, mas alguns tipos estavam com inveja porque Eu tinha a minha própria casa de banho privada” na garagem do autocarro.
Manusear um autocarro de 40 pés foi fácil, graças à direção assistida. Mas no início, Wallace pensou em desistir várias vezes por causa de preocupações de segurança.
Tal como outros motoristas de autocarro sem antiguidade, Wallace trabalhou à noite, e mais do que uma vez, ela teve de afastar os passageiros que tentaram atacá-la. Mesmo assim, Wallace disse que está feliz por ter ficado no trabalho para ver como o CTA mudou ao longo dos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário