O presidente interino da Comissão Nacional de Eleições disse hoje que o atraso na publicação dos resultados definitivos das legislativas do dia 4, deve-se a reclamação do Partido da Renovação Social (PRS).
“Recebemos a reclamação do PRS e foi apreciado, mas ainda continua a mostrar inconformado com aquilo que foi decidido pela plenária da CNE e estamos a aguardar porque é o direito que lhes assiste. A reclamação tem a ver com o mandato, no círculo 08 que entendem que a contagem não era correta”, anunciou o responsável interino da entidade gestora do processo eleitoral, M´Pabi Cabi, na saída do encontro que manteve esta manhã com o líder do Parlamento cessante.
“ PRS reclama de um mandato no círculo eleitoral 08, Mansôa-Nhacra”, que conta com 04 mandatos no total e no qual tanto o PRS assim como a Coligação PAI -Terra Ranka obtiveram dois mandatos cada.
“ (..) como sabem, se não houver nenhuma reclamação ou recurso para o Supremo [Tribunal da Justiça], automaticamente após 48 horas, os resultados provisórios passam a ser definitivo, mas acontece que houve a reclamação de um dos partidos e estamos a aguardar se até amanhã, dia 15 não houver nada, os resultados que publicamos no dia 08 de junho, passa a ser definitivo”, sublinhou.
Sobre o encontro com o presidente cessante da ANP Cipriano Cassama, M´Pabi Cabi diz que “é um encontro de concertação, para que todos em conjunto estejam ao mesmo nível de informação, e assim se avance para a posse dos novos deputados que ainda não tem data marcada, devido a não publicação dos resultados no Boletim Oficial”.
No passado dia 4 do mês corrente, cerca de 900.000 eleitores foram às urnas para elegerem os 102 deputados, eleições essas que foram ganhas pela Coligação PAI -Terra Ranka com a maioria absoluta de 54 assentos, seguido do Madem-G15 com 29, PRS 12 mandatos, PTG estreante na corrida com 6 mandato e APU-PDGB liderado pelo primeiro-ministro cessante, Nuno Gomes Nabian com um (1) mandato.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário