sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PROSSEGUE GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA, MAS TRANSPORTES PÚBLICOS VOLTAM A CIRCULAÇÃO!!


Bissau, 18 Dez.13 (ANG) – A greve geral na função pública guineense, decretada pelas duas Centrais Sindicais do país, a União Nacional doa Trabalhadores da Guiné (UNTG), e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes (CGSI), prossegue pelo terceiro dia consecutivo e com uma aderência de 100 % dos servidores de Estado.
Na segunda ronda negocial entre a Comissão da greve criada pelas duas Centrais Sindicais e o Governo de Transição, realizada terça-feira, não houve o entendimento entre as partes.
O Porta-Voz da Comissão da Greve, Mamadú Candé, acusou o ministro de Estado da Função Pública, chefe da equipa negocial do Governo, de ter afirmado em plena negociação que o executivo não possui “máquinas de fabricar dinheiro” para pagar os dois meses de salários em atraso exigidos pelos sindicatos.
“Estamos em diálogo com o patronato desde segunda-feira, mas ainda não chegamos a nenhum consenso”, lamentou.
Por este facto, segundo Candé, a greve vai prosseguir até sexta-feira e acrescentou que, por questões humanitárias, decidiram suspender a paralisação dos transportes públicos, para minimizar o sofrimento das populações.
“A nossa exigência é diminuir a presença dos polícias de trânsito nas estradas que numa distância de cinco em cinco metros têm estado a retirar dinheiros aos motoristas de forma desorganizada”, denunciou o porta-voz.
O Porta-Voz da Comissão da Greve, afirmou que, a atitude do ministro da Função Pública é um insulto aos funcionários públicos.

Os sindicatos exigem entre outros, o pagamento de dois meses de salários e subsídios em atraso, atualização de preços de produtos da primeira necessidade, cumprimento dos acordos pendentes com os sindicatos de base, situação da segurança social e da retoma regular das reuniões do Conselho Permanente de Concertação Social.

Sem comentários:

Enviar um comentário