sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Presidente da República inaugura hoje, o Mercado central e Mesquita na secção de ILONDÉ - 22/12/2023.




Reza de sexta-feira na Mesquita Central de ILONDÉ.

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, disse esta sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, que é preciso construir escolas profissionais em todas as regiões do país para permitir que os jovem possam fazer formações após concluírem o décimo segundo ano da escolaridade, de formas a reduzir a fuga de jovens para a capital Bissau.

Umaro Sissoco Embaló falava à margem da inauguração do mercado e de um fontenário de água potável na secção de Ilondé, setor de Quinhamel, região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau, na qual assegurou que decidiu construir o mercado como forma de proteger as mulheres que praticam atividades comerciais num espaço perto da estrada, tão arriscado em termos de eventuais acidentes de viação. Acrescentou que os populares de Ilondé beneficiarão de uma ambulância e campo de futebol para os jovens praticarem atividades desportiva.

O Chefe de Estado disse que não podia ficar sem participar na inauguração daquele mercado, porque as mulheres guineenses precisam de proteção para continuarem as suas atividades diárias. Apelou às vendedeiras e utentes para cuidarem do mercado e do fontenário, de formas a tornar o espaço cada vez mais limpo, “porque só daquela forma que, no futuro, poderão beneficiar de mais apoios para o bem da secção”.

Sobre o estado das bolanhas levantado pelos populares daquela secção, Umaro Sissoco Embaló garantiu que irá usar a sua magistratura de influência junto da ministra da agricultura para priorizar a situação das bolanhas em todo o território nacional, criando as condições para os agricultores realizarem as suas atividades.

Por seu lado, o Administrador de Setor de Quinhamel, Sana Dabó, disse que quando assumiu a função de Administrador de Setor, encontrou vários problemas enormes, mas graças aos esforços realizados pela sua administração, conseguiu realizar vários trabalhos, entre os quais o mercado e o jardim de Quinhamel com pouca receita que é produzida no setor.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb






Sem comentários:

Enviar um comentário