quarta-feira, 12 de abril de 2023

Empreendimento/Organização For Women By Women organiza sua primeira Conferência do Trabalho em Bissau


Decorre em Bissau a 1ª Conferência Nacional do Trabalho organizado pela "A For women by women" com duração de dois dias e visa empoderar e capacitar mulheres por mulheres e encorajar o desenvolvimento do potencial profissional da camada jovem, de forma a dar o seu contributo na criação de bases, estruturas e ferramentas que promovam uma saudável inserção no mercado do trabalho.
A For women by women conta com a presença de tomadores de decisão, a sociedade civil, jovens estudantes e profissionais de diversos ramos e ainda com exposição de artista plástico Ismael Hipólito Djata.

Bissau, 12 Abr 23(ANG) – A Organização” For Women By Women” que significa em português de Mulheres para Mulheres em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) organizou hoje a sua primeira Conferência do Trabalho sob o tema: “Empoderar e Capacitar”, envolvendo mais de 50 jovens, num dos hotéis , em Bissau.

Na ocasião, a fundadora e diretora da “For Woman By Woman”,Sónia Silva disse que a conferência, prevista para durar dois dias, visa a partilha de experiências entre jovens e mulheres africanos de Paises da língua Oficial Portuguesa( PALOP) e criar uma ponte entre países lusófonos e a diáspora.

A fundadora revelou que quando criou a organização For Women By Women pensou na mulher PALOP e guineense, mas depois viu que há uma necessidade de estender esta capacitação e empoderamento para os jovens com foco no gênero, embora o nome da organização diz que é de mulheres para mulheres.

Garantiu que a sua organização vai ajudar não só quem precisa de emprego, mas também os profissionais e quem está a fazer o seu percurso e que precisa de uma certa ajuda para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, e destaca que a Guiné-Bissau tem uma camada jovem enorme.

Por sua vez, o ministro da Juventude, Cultura e Desportos, Augusto Gomes disse que a questão de emprego é uma questão estratégico para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, e que, no que toca com a juventude, é o setor mais ativo na sociedade.

Gomes sugeriu a estruturação dos setores que diz serem motores para o desenvolvimento e emprego jovem, referindo-se a agricultura, turismo e pescas , em relação aos quais, diz, se pode elaborar projetos que promovam empregos.

O objetivo da conferência do trabalho diz Sónia Silva é empoderar e capacitar os recém-licenciados e profissionais no ativo para proporcionar uma transformação considerável na forma de agir, pensar e trabalhar.

Conosaba/ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário