domingo, 29 de janeiro de 2023

Autoestrada de safim: POPULARES BLOQUEIAM A ESTRADA PORQUE SENTEM-SE AMEAÇADO COM POEIRA “INSUPORTÁVEL”

Na manhã deste sábado (28), os populares do setor de Safim bloquearam a estrada para pressionar a empresa responsável pela obra a regar troço aeroporto-Safim várias vezes durante o dia. Na estrada em construção, a poeira é quase insuportável e no periodo da tarde a vizibilidade é muito reduzida.

Tudo aconteceu por volta das 6 horas da manhã onde, segundo o que constatamos, os populares colocaram pneus e paus nas estradas impedindo a circulação das viaturas e em alguns minutos houve a intervenção das autoridades policiais.

Depois de 3 horas de reivindicação, a estrada foi desbloqueada e as autoridades policiais mantiveram um encontro com a autoridade local onde se chegou a um entendimento que a partir de hoje a estrada vai ser regada várias vezes ao dia.

Em uma entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), momentos depois da suspensão da manifestação, Elias João Pereira, representante dos jovens, disse que antes desta manifestação enviaram várias cartas manifestando o desagrado em relação à poeira na estrada, mas não tiveram nenhuma resposta.

Ele disse que não estão contra a construção, mas estão preocupados com a sua segurança sendo que houve acidentes envolvendo até crianças e “para ir à escola somos obrigados a colocar duas camisas e a segunda só vestimos quando chegamos”.

“Não estamos contra a construção da estrada, mas se ficarmos doentes é o Estado que perde e se ficarmos doentes quem vai andar nessas estradas", interroga este jovem que anuncia ainda que estão com medo porque correm o risco de contrair várias doenças.

Sofia Mango, uma das manifestantes disse que a situação da poeira já motivou acidentes graves e “uma vez, um jovem caiu na moto e tivemos que intervir rapidamente porque a poeira era insuportável e ele poderia ser atropleado”.

“Estamos contentes com esta obra porque se terminar seremos nós os maiores beneficiários. Mas, não estamos de acordo com a forma como nos estão a tratar. Na semana passada houve acidentes envolvendo duas crianças. Estamos com medo porque podemos contrair outras doenças”, lamenta.

Em relação a esta situação, a RSM falou com o administrador local, Abubacar Biaia disse- nos que, no entanto, mantiveram vários encontros com as autoridades competentes com vista solucionar o problema, mas nada foi feito.

“Os populares têm toda a razão, o que fizeram é uma verdadeira cidadania. Nós já tentamos 4 vezes resolver esta situação, mas depois desta reivindicação hoje, recebemos informações de que o governo ordenou que começassem a regar a estrada ainda hoje”, afirma.

Os populares disseram que deram benefício de dúvidas às autoridades e esperam que a promessa seja cumprida ainda hoje.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Imagem: Diatadura e Consenso

Sem comentários:

Enviar um comentário