quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SAÚDE: «RECADOS DA ANTIGA ENFERMEIRA» ROSA MARIA MARTINS GOMES!

Por ser profissional de saúde, vim oferecer os meus préstimos, esclarecendo as dúvidas sobre duas doenças contagiosas, mas com proporções diferentes e resultados diferentes que as suas infecções causam no nosso organismo.
                
Várias vezes, em meios e circunstâncias diferentes, ouvi comentários de que a HEPATITE B é nada mais nada menos que a SIDA.
Pois quem pensa assim, está enganado. Uma coisa não tem nada a ver com outra.
                  O QUE É A SIDA?

S= SINDROMA, é doença.
I= IMUNO, isento de
D= DEFICIÊNCIA, insuficiência, falta de.
A= ADQUIRIDA, obtida, alcançada.
                 
SINDROMA de IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA ou seja doença provocada pela falta de defesa no organismo humano.
                 
É uma provocada pelo VIH ou HIV, que é o vírus da imunodeficiência humana.                             
A infeção é causada por 1 ou 2 vírus que ataca as células defensoras que reconhecem os agressores. Esses defensores são células de glóbulos brancos, chamados LINFÓCITOS, uma das células principais que impedem as células invasoras de se instalarem no organismo Humano.
Este vírus VIH, se instala enfraquecendo o nosso sistema imunitário. Ou seja, a defesa humana contra as doenças e traumatismos de qualquer espécie. Assim o organismo fica fraco a mercê de agressões dos invasores, desenvolvendo e causando infecções, que só são descobertos quando a pessoa tenha o número de células de GLÓBULOS BRANCOS extremamente reduzidos. 
              
 O VIH, é um vírus oportunista que também se aproveita quando as infecções como a Tuberculose e a Pneumonia, causarem baixa nas células imunitárias, para se instalarem, provocando a SIDA.
 A única maneira de evitar a propagação desta infecção viral é a prevenção. Usar o preservativo (camisinha) durante o ato sexual tanto por via oral, vaginal ou anal. Seja casado, solteiro, Homem, Mulher, independentemente da raça, cor da pele, religião, rico ou pobre, heterossexual ou homossexual.

                                                      SINTOMATOLOGIA
Os sintomas são vários e generalizada e letais. Quando o organismo perde a defesa, qualquer infecção por pequena que seja, torna-se fatal. São astenia, perda de força, cansaço, falta de apetite, emagrecimento acentuado, anemia, sonolência, dificuldade em respirar, falha nos órgãos internos, dores nas articulações e muitas outras, consoante as doenças desenvolvidas. É mortal.

                                                    HEPATITE
É uma infeção no FÍGADO provocada por vírus e por bactérias e pode ser curada de forma simples através de repouso ou tratamento prolongado dependendo da gravidade do caso.
                  
 Existem vários tipos de HEPATITE: A, B, C, D, E, F, e G, e dois estados: estado agudo e estado crónico.
                    
A gravidade depende do tipo da doença e dos danos causados no fígado.
                     
O FÍGADO é um órgão com grande capacidade regenerativa ou seja cura as suas lesões, não apresenta sintomas externos de deterioração. Por isso muitas vezes só se descobre na fase avançada de deterioração ou seja CIRROSE.
                     
                                             MODO DE CONTÁGIO
                   
Os vírus de Hepatite A e E, podem ser transmitidos através da água e alimentos contaminados com matérias fecais (urina e fezes)
                    
 Os vírus de Hepatite B, C, D, e G, o contágio é feito pelo sangue. (picada, transfusão)    
                       
Também o B e D, podem ser por contacto sexual. Por exemplo, fazer sexo com o parceiro ou parceira que já teve Hepatite. Podem ser crónicas.
                      
O período de incubação (período em que a pessoa é contaminada até a data em que se manifesta) são diferentes e em muitos casos, os doentes não apresentam sintomas.
                       
 A hepatite A e E não se tornam crónicas. Mas na Hepatite C a passagem para o estado crónica é bastante elevada e é comum na hepatite B, D e G.
 Na Hepatite G, a doença não apresenta muita gravidade.
                        
Há vacinas contra a hepatite A e B que permite reduzir a sua propagação, travando a multiplicação dos vírus.
                        
 Existe o rastreio realizado que possibilita a deteção dos vírus no sangue, no caso de hepatites viral.
                        
A maior parte da hepatite aguda, cura e não chega ao estado crónica e cura com um tratamento simples como o repouso e alimentação simples.
                       
Considera-se HEPATITE CRÓNICA, a hepatite que não cura ao fim de seis meses e pode dar origem a CIRROSE e raramente a CANCRO de Fígado.
                         
A Hepatite por vírus as vezes não apresenta qualquer sintoma e pode originar estado semelhante como as da gripe.
                     


SINTOMAS
Febre moderada, falta de apetite, náuseas ou enjoos, vómitos escuros esverdeados, cansaço, as pálpebras e a pele amarelada, (ecterícia), urina escura da cor do vinho do porto.
           
Estes doentes não precisam nem de isolamento e nem de dietas rigorosas. Quando é controlada a infecção, a pessoa vive até ao fim dos seus dias. Não mata como a SIDA.
 
Mas também é muito importante o uso de preservativo para qualquer dos casos, mesmo que seja só para estar segura de não ter sido contaminado(a).
PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR.

Até Breve!

Rosa Maria Martins Gomes

   

Sem comentários:

Enviar um comentário