domingo, 19 de outubro de 2025

BOTCHÉ CANDÉ REAFIRMA QUE AS MANIFESTAÇÕES SÓ SERÃO LIBERADAS COM INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL


O Ministro do Interior e da Ordem Pública, Botché Candé, afirmou este sábado, 18 de outubro, durante um comício popular no setor de Contubel, que a proibição de manifestações e reuniões públicas só será levantada quando a Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciar oficialmente o início da campanha eleitoral para as presidenciais de 23 de novembro.

A declaração de Candé ocorre num momento de forte tensão política no país. O Supremo Tribunal de Justiça divulgou, na sexta-feira, 17 de outubro, a lista definitiva de candidatos às eleições presidenciais, excluindo as duas principais coligações opositoras, PAI Terra Ranka e API Cabas Garandi.

Com a decisão, também ficou de fora o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, cuja candidatura foi rejeitada. A exclusão gerou reações intensas na cena política, com críticas à legitimidade do processo eleitoral.

Durante o comício em Ginani, Botche Candé fez questão de elogiar o atual Presidente Umaro Sissoco Embaló, afirmando que os feitos do seu governo garantem a sua reeleição já na primeira volta, com mais de 60% dos votos.
Com a decisão do Supremo, apenas cinco candidatos foram oficialmente admitidos para a corrida presidencial: Umaro Sissoco Embaló, José Mário Vaz, Fernando Dias, Siga Batista e João Bernardo Vieira.
As eleições estão marcadas para o próximo dia 23 de novembro de 2025.
RSM: 19.10.2025

Sem comentários:

Enviar um comentário