sexta-feira, 11 de agosto de 2023

BLOSSAN VAZ QUALIFICADA PARA ARBITRAGEM DA ELITE MUNDIAL


A ex-jogadora do Vitória de Cacheu entra assim para o grupo das árbitras da elite mundial, aos 28 anos

A jovem árbitra guineense de futebol, Blossan Vaz, foi promovida à categoria de árbitra da elite mundial, depois de se qualificar no curso de árbitras da elite feminina da CAF e FIFA, que hoje (10.08), terminou no Cairo, Egito.

A notícia é avançada pela secção desportiva da Radiodifusão Nacional da Guiné-Bissau (RDN), na sua edição de ontem, a que a redação de O Golo GB teve acesso nesta quinta-feira.

De acordo com a RDN, a árbitra internacional Blossan Vaz, conseguiu qualificar-se no teste de arbitragem feminina da elite da CAF e FIFA, no concurso organizado esta semana, em solo egípcio.

A RDN adiantou ainda que a promoção de Blossan Vaz à classe da elite mundial da arbitragem feminina é, na visão do presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Fidel Gomes, “um exemplo para o setor da arbitragem guineense seguir para sua afirmação na elite mundial”.

Em declarações à RDN, antigo árbitro internacional, Fidel Gomes exortou às árbitras nacionais a seguirem os mesmos passos de ex-futebolista do Vitória Futebol Clube de Cacheu, Blossan Vaz.

“Esta qualificação é uma prenda que Blossan deu ao país, em nome da arbitragem guineense” começou por regozijar o líder da arbitragem nacional na sua primeira reação aos microfones da emissora oficial do Estado da Guiné-Bissau.

A proeza da jovem árbitra, de 28 anos, que começou a sua carreira em 2020, deixou Fidel Gomes muito satisfeito, fato pelo qual acredita que: “Ela, Blossan continuará a ser espelho para suas colegas da classe da arbitragem, anteriormente só tínhamos cinco ou sete árbitras, isto na época da Leopoldina Ross Dayves, mas agora, contamos com mais de quarenta árbitras de boa qualidade que ainda não têm a oportunidade”.

Na mesma entrevista à RDN, Fidel Gomes aproveitou para realçar a evolução da arbitragem nacional.

“Para mim, este ano foi o melhor ano da atuação dos árbitros”, assegurou Fidel Gomes.

Fidel Gomes deixou ainda um aviso à classe que dirige, assegurando que na próxima época futebolística 2023/2024, quem não apurar nos testes físicos e outros exames, não vai poder dirigir os jogos nas provas nacionais de futebol e até que consiga superar no teste.

Recorde-se que existe atualmente um braço de ferro no seio da arbitragem guineense, motivando uma suposta destituição do presidente da Comissão de Arbitragem, Fidel Gomes, por parte de um grupo de árbitros que reclamam o pagamento de mais de dez jogos em atraso.

©️ O Golo GB

Sem comentários:

Enviar um comentário