Bissau, 17 Fev 23 (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2023 garantiu hoje que já estão criadas todas as condições financeiras e logísticas para que aquela que é considerada a maior festa cultural na Guiné-Bissau possa ser um sucesso.
Leonardo Cardoso ,em declarações à imprensa, sobre os preparativos ,disse que contam com o apoio do Governo apesar de não satisfazer a totalidade do orçado, e que vão poder custear a vinda e regresso dos grupos representativos das nove regiões do país e de mais nove grupos de Bissau ,que terão subsídios para a logística e alimentação.
Questionado como será o desfile deste ano, Cardoso disse que será realizado mas sem concurso ou premiações.
Diz que vai ser uma brincadeira, por isso não deve haver vencidos nem vencedores.
“Há países como Brasil onde os grupos concorrem ,mas ali é o Carnaval Festival de Samba e os grupos mostram diferentes danças sambas ou seja uma única coisa em estilos diferentes aí sem pode haver concurso mais não é o caso do carnaval da Guiné-Bissau. Portanto, haverá desfile sim ,com grupos a desfilar em diferentes dias carnavalescas, nos dias 20 e 21. O segundo dia do carnaval (19)vai ser um dia livre em termos de desfile e cada grupo pode sair para manifestar, livremente, nesse dia sem desfile” informou.
Segundo o Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2023, o desfile vai ser realizado no percurso, de Bairro de Belém concretamente frente à Antiga Polícia de “Cala-Boca” até o Liceu João XXIII, zona do antigo Hotel Sheraton, com garantias de segurança e sem cirsulação de viaturas nesse trajeto.
A abertura oficial do Carnaval 2023 será no Sábado de manhã, no Espaço Verde, no bairro de Ajuda, em Bissau e sob o lema “Carnaval de Reforço da coesão Nacional e Integração Regional”.
Entre os nove grupos de Bissau que irão participar no desfile estão os Netos de Bandim, Ballet Nacional ,Raiz de Polon e Odja Bu Gosta.
Em ação de protesto devido ao não pagamento aos vencedores do concurso de carnaval anteriores, os grupos carnavalescos participantes nos concursos de carnaval de anos passados haviam condicionado as suas participações em desfiles deste ano ao pagamento do que lhes são devidos.
Conosaba/ANG/MSC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário