terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Bissau acolhe entre março e agosto campeonato de limpeza de bairros

A capital da Guiné-Bissau será palco, entre março e agosto, de um campeonato entre 30 bairros para determinar os cinco mais limpos, disse hoje à Lusa o empresário e ativista ambiental Juviano Landim.

O empresário, que vive na Noruega, mas que regressa ao país regularmente, tem vindo a destacar-se em ações de limpeza na cidade de Bissau, tendo sido reconhecido hoje pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, com uma medalha de mérito.

Em declarações à Lusa, Juviano Landim, conhecido na Guiné-Bissau como ‘Homem Novo’, explicou que o campeonato “será uma forma de incutir na mente” da população de Bissau a “melhor forma de lidar com os resíduos sólidos urbanos”.

“O objetivo é criar um comportamento, uma nova mentalidade da população”, observou o ativista que regularmente é visto nas ruas de Bissau, mobilizando jovens para limpar a cidade.

O campeonato, que teve há um ano e meio uma iniciativa piloto com oito bairros, vai avaliar a limpeza geral, a arborização, a pintura das casas, a limpeza dos esgotos, e será disputado num formato de “um contra todos”, explicou Juviano Landim.

Durante os fins de semana, os organizadores do campeonato percorrem os bairros em competição para analisar se os critérios de avaliação estão a ser cumpridos para apurar a pontuação e a classificação dos bairros.

Como num desafio de futebol, os melhores, isto é, aqueles que estiverem a cumprir melhor com os critérios, serão apurados para a fase seguinte até chegar à final da competição em agosto.

Os habitantes serão incentivados a dividir os resíduos em plástico, vidro, papel e metal que serão conduzidos para o vazadouro municipal, onde, disse Juviano Landim, serão tratados havendo a possibilidade de alguns desses materiais serem transformados em outros produtos.

Landim não sabe ainda qual o valor exato do prémio no final da competição, mas adiantou que os cinco bairros mais limpos receberão um prémio monetário e ainda irão beneficiar de projetos de interesse social.

Os restantes 25 bairros também receberão prémios de participação no campeonato e os responsáveis das associações terão contas abertas num banco de Bissau, assinalou Landim.

O ativista classificou a ideia como “muito nobre” e que, disse, passa pela substituição de um campeonato de futebol para um de limpeza.

“A ideia é minimizar os esforços da Câmara Municipal de Bissau, que, como nós sabemos, não tem ainda a capacidade logística para dar resposta ao nível da cidade de Bissau”, notou Juviano Landim.

O campeonato de limpeza dos bairros de Bissau é patrocinado pelo Governo da Guiné-Bissau, Presidência da República e é executado conjuntamente com a Câmara Municipal de Bissau, ONU Habitat, Academia Ubuntu e Juviano Landim.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário