Bissau,10 Mai 21(ANG) – Cerca de 15 técnicos de diferentes serviços que compõe a Direcção Geral de Viação e Transportes Terrestres iniciaram hoje uma acção de formação no domínio de gestão administrativa, financeira e controlo interno.
Em declarações à imprensa na cerimónia de abertura da referida formação, o Director Geral de Viação e Transportes Terrestres, André Deuna disse que o acto enquadra-se numa das recomendações constantes no relatório do Tribunal de Contas após a auditoria realizada naquela instituição.
Aquele responsável acrescentou que o referido relatório espelhou todas as situações do funcionamento da Direcção Geral de Viação, tanto em termos de dificuldades e constrangimentos de serviços assim as soluções para a sua superação.
“Foi daí que assumimos o compromissos de envidar esforços para que, num prazo de seis meses, ultrapassar as dificuldades constantes do relatório do Tribunal de Constas em matéria de superação dos nossos quadros”, explicou.
Instado a dizer se de fact
o a instituição que dirige está a carecer de técnicos capazes no domínio de gestão administrativa, André Deuna disse que não é tão bem assim, salientando contudo que qualquer gestor público tem que estar constantemente em superação, de forma a actualizar os conhecimentos.
“Qualquer gestor de coisa pública deve passar pela Escola Administrativa e se não for o caso deve ser capacitado nessa matéria através de seminários”, disse.
Durante cinco dias, os técnicos de Viação e Transportes Terrestres serão capacitados com conhecimentos sobre Conceitos Básicos e princípios Fundamentais de Gestão Administrativa, o Papel e Atribuições do Gestor Financeiro.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
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