domingo, 2 de maio de 2021

Remodelação governamental: CONHEÇA PERCURSO ACADÉMICO E POLÍTICO DE EQUIPA DE GOVERNO – REITEGRADOS

 

Conheça o percurso académico e políticos dos membros do governo nomeados no quadro da remodelação governamental e reforçados poderes com o título do ministro de Estado, bem como outros mudaram de um ministério para outro. 

Suzi Carla Barbosa – Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades 

Nasceu no dia 05 de Julho de 1973. Licenciada -1992/1996, em Relações Internacionais, especializou-se em Diplomacia Africana, pelo Instituto Superior de Gestão e Economia de Lisboa – Portugal. Foi distinguida com o prémio ‘Humanitário Pan-Africano’ no domínio da Liderança Social e Advocacia de Género [Pan African Award on Social Leadership & Gender Advocay], tornando-se a primeira personalidade guineense a receber uma distinção nesta categoria, em 2017. Dirigente do partido libertador. Foi Secretária de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades, em 2015. Eleita deputada da nação na nona , voltou a ser eleita deputada nesta legislatura, a Xª. Ocupou a pasta dos Negócios Estrangeiros no último governo de Aristides Gomes e demitiu-se invocando razões políticas e pessoais. Foi chamada para exercer a mesma função no governo dirigido por Eng. Nuno Gomes Nabiam. Já nesta nomeação foi reforçada com o título da Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades. 

Orlando Mendes Veigas – Ministro de Estado dos Recursos Naturais e Energia

Nasceu a 26 de Junho de 1960, em Catió, Região de Tombali. É licenciado em Ciências Agro-Económicas pela Universidade Agrária Estatal de Taskente (Ex-URSS), em 1992. Fez ainda o curso de pesquisa de extensão de sistema de produção Agro-pecuária. Dirigente e membro da Comissão Executiva do PRS. Foi presidente da Câmara Municipal de Bissau, em 2002/2003. Foi diretor-geral das alfândegas. Exerceu várias vezes cargos ministeriais, com destaque para as pastas de Secretário de Estado do Tesouro no governo liderado por Baciro Dja, ministro dos Transportes e das Telecomunicações e de ministro das Pescas. Foi nomeado desta vez através do decreto presidencial n. 29/2021 para integrar o governo com o título de ministro de Estado dos Recursos Naturais e Energia.    

Botche Candé – Ministro do Estado de Interior e da Ordem Pública

Nasceu a 18 de Julho de 1955. Iniciou os seus estudos primários que veio a interromper após o falecimento do pai. Foi dirigente e dissidente do PAIGC. Em 2001 foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República Koumba Yalá. De 2002 a 2003, foi ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Em 2009, é nomeado novamente ministro de Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Fazia parte do elenco de Baciro Djá como o Ministro de Estado do Interior. No governo de Úmaro Sissoco Embaló exerceu as mesmas funções. Nesta Xª legislatura foi eleito deputado na lista do PRS. Exerceu as funções de Alto Comissário para a peregrinação a cidade santa de Meca (Arábia Saudita) e foi também Conselheiro Especial para assuntos da Defesa, da Segurança interna e externa do antigo Presidente José Mário Vaz. Ocupou a pasta do Interior no governo de Nuno Gomes Nabian e voltou a ser nomeado na remodelação governamental para ocupar a mesma função e reforçado com o título de ministro do Estado, através do decreto presidencial n. 29/2021.

Marciano Silva Barbeiro – Ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural 

Nasceu a 20 de Outubro de 1957, em Bissau. Quadro do Ministério da Educação, técnico de Construção Civil e com especialização em construções escolares. Foi dirigente e membro do Comité Central do PAIGC, depois deixou o partido libertador e foi juntamente com outros desidentes do PAIGC, fundar o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM). Foi eleito deputado da nação várias vezes na lista do PAIGC e nesta 10ª legislatura foi igualmente eleito deputado na lista do MADEM.  Foi membro de governo várias vezes e com destaque para as pastas da defesa, de  2007 a 2009. Desempenhou igualmente a função de ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo. Foi Presidente da Comissão de Pilotagem da Reforma no Setor da Defesa e Segurança. Desempenhou a função do Chefe da Casa Civil da Presidência da República, de 2014 a 2016.  Vai ocupar desta vez o cargo do ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Iaia Djalό (PND) –  Ministro da Justiça e Direitos Humanos

Natural de Boé, região de Gabú, estudou o Ensino Superior Politécnico em Kaduna – na Nigéria. É Administrador e Gestor de Projetos. Trabalhou no Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) como Administrador Adjunto de Operações durante 15 anos. Foi ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, em 2000/2001. Foi vice-presidente da Assembleia Nacional Popular, durante a VII Legislatura e diretor-geral do Instituto Nacional da Segurança Social. Presidente do Partido da Nova Democracia (PND), uma formação política que criou depois de ter deixado o Partido da Renovação Social (PRS). Foi eleito deputado da nação na 10ª legislatura na lista do PND. Ocupou o cargo de Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos no governo de inclusão liderado por Aristides Gomes. Após as eleições legislativas de 2019, foi chamado para integrar o governo do PAIGC e ocupar a função do ministro do Comércio e Indústria. Vai desempenhar pela segunda vez a função de ministro da Justiça e Direitos Humanos.

Fernando Vaz – Ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo  


Nasceu no dia 27 de Setembro de 1955, em Bissau. Fez a formação na área de Economia no Instituto Superior de Economia, na Universidade Técnica de Lisboa, em 1980/1985. Ex-dirigente da Resistência da Guiné-Bissau (RGB), formação política pela qual foi eleito deputado da Nação em 1999. Deixou a RGB para fundar a União Patriótica Guineense, que passou a liderar desde 2013. Ativista da Oposição política, 2003/2011, foi membro do governo várias vezes. Foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros da Comunicação Social e Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo de Transição, em 2012/2014. Foi nomeado para exercer a função do titular da pasta do Turismo e Artesanato no governo dirigido por Úmaro Sissoco Embaló, em 2016. Foi nomeado desta vez através do decreto presidencial n. 29/2021, para desempenhar a função do Ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo.  

Fernando Mendonça – Ministro da Comunicação Social

Nasceu no dia 15 de julho de 1958, em Có, setor Bula. Ex-dirigente do PAIGC. É jornalista de profissão. Em 1996 desempenhou as funções do diretor-geral da Radiodifusão Nacional (RDN). De 2006/2008- Diretor-geral do Centro de Análise Estratégico na Presidência de Nino Vieira. De 2004/2006 – Director-geral da Comunicação Social no governo de Carlos Gomes Júnior.  Em 2008 exerceu a função do ministro da comunicação social no governo de Carlos Correia e em 2009 voltou a exercer as mesmas funções na era de Carlos Gomes Júnior. Foi Conselheiro de comunicação do Presidente Interino, Raimundo Pereira, de 2009 /2012. De 2014 a 2020 desempenhou as funções de Conselheiro e Porta-voz do Presidente da República cessante, José Mário Vaz. Antes da remodelação do executivo Nuno Nabian, desempenhava a função do ministro da Justiça e Direitos Humanos. Passa agora a exercer o cargo do ministro da Comunicação Social.

Augusto Gomes – Ministro de Transportes e Comunicações

Nascido a 03 de janeiro de 1964 em Canchungo, região de Cacheu. Licenciado em direito pela Universidade Jean Piaget. Fez o curso médio do inglês no Centro de Formação Administrativa (CENFA). É técnico superior bancário, formado no Instituto de formação bancaria de Portugal em 1995/1997. Em 2000/2002, foi assessor principal do administrador provisório do Banco Internacional da Guiné-Bissau (BIGB). Em 2012 a 2014, desempenhou a função do diretor-geral da Presidência da República. Desempenhou a função de chefe de gabinete do ministro da Presidência do Conselho de Ministros desde junho de 2018 e até a queda do governo de Aristides Gomes. Antes da remodelação do executivo, ocupava a pasta da Secretaria de Estado da Cooperação Internacional. Nesta remodelação através do decreto presidencial n. 29/2021, passou a desempenhar a função do ministro de Transporte e Comunicação. 

Tcherno Djaló – Ministro do Comércio e Indústria

Natural de Contubuel, região de Bafatá no leste da Guiné-Bissau. Fez doutoramento (Ph.D) em Ciências Políticas pela Universidade de Genebra (Suíça) em 1997. Assistente de ensino e de Pesquisa no Departamento de Sociologia da Universidade de Genebra e no Instituto Universitário de Estudos de Desenvolvimento de Genebra (1992-1997). Professor da Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Lusófona de Lisboa. Foi Presidente da Direção do Grupo Lusófona – Guiné e foi o primeiro Reitor da Universidade Amílcar Cabral (2001-2005). Coordenador do Centro de Estudos Sócio Económicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) de 1999 a 2000. Publicou várias obras literárias com destaque: “O Mestiço e o Poder: Identidades, Dominações e Resistências na Guiné, Lisboa” – Edições Nova Vega, 2012; Lições e Legitimidades dos Conflitos Políticos na Guiné-Bissau, in Soronda, Revista dos Estudos Guineenses (Número Especial 7 de Junho). Desempenhou as funções de ministro da Educação e do Ensino Superior de 2005 à 2007. Em 2014 foi candidato às eleições presidenciais e desempenhou também a função do Conselheiro Especial do Presidente da República, José Mário Vaz, entre 2015 á 2019.

Cerilo Mama Saliu Djaló – Ministro de Educação Nacional e Ensino Superior

Nasceu a 10 de julho de 1960, em Gabú. Em 1983 concluiu Bacharelato em história pela Escola Normal Superior “Tchuico Té”. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1998. Em 2011 fez o curso de Alta Direção em Administração Pública-CADPI no Instituto Nacional de Administração, em Lisboa. Em 2005 fez formação  em Gestão Estratégica  de Formação P/ Administração Pública  no INA de Lisboa. Foi conselheiro do Presidente  Interino para área de Trabalho e Reforma Administrativa 2011/2012. Diretor-geral  do Instituto Nacional de Segurança Social, de 2013 a 2015. Até a sua nomeação ao cargo do ministro da Educação Nacional e Ensino Superior era Secretário-geral do Ministério da Educação.

Tumane Baldé – Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social 

Nasceu a 18 de Dezembro de 1962, no Setor de Cuntubuel (Região de Bafatá). Formado na Medicina no Instituto Superior Estatal de Medicina de Zaporojhye Ucrânia (EX-URSS), em 1983/1990. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Eleito deputado da Nação na IX legislatura. Em 1998/2000, foi colocado no Centro de Saúde de Contubuel. De 2000 até a data presente, desempenhava a função do Diretor Clínico do Posto Médico João Emídio Costa da APGB. Chegou a ocupar a pasta do  ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social e esta é a terceira vez que ocupa a pasta da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social.  

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário