sexta-feira, 13 de junho de 2025

Após ataque matar pelo menos dois generais, Irão já nomeou sucessores



O líder supremo iraniano, o 'ayatollah' Ali Khamenei, nomeou hoje um novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e um novo chefe da Guarda Revolucionária, após o ataque israelita que matou os seus antecessores.

Em decretos separados, Khamenei nomeou Abdolrahim Mousavi como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, para suceder ao general Mohammad Hossein Bagheri, e Mohammad Pakpour como chefe do Corpo da Guarda Revolucionária, exército ideológico da República Islâmica, em substituição de Hossein

O exército israelita atacou na madrugada de hoje uma centena de alvos no Irão, entre eles altos comandantes militares e cientistas nucleares, mas também instalações sensíveis, como a principal central de enriquecimento de urânio, em Natanz, em plena controvérsia sobre o programa nuclear iraniano.

Khamenei confirmou a morte de um número indeterminado de altos funcionários militares e civis e prometeu um destino "amargo e doloroso" para Israel.

Entre os militares iranianos mortos está também o general Gholam Ali Rashid, responsável pela base aérea Khatam ol-Anbiya.

Um alto conselheiro do líder supremo iraniano ficou ferido com gravidade durante o ataque lançado por Israel contra a República Islâmica, informou a imprensa iraniana.

"Ali Chamkhani, conselheiro do líder supremo (...) ficou ferido no ataque realizado hoje pelo regime sionista", segundo a televisão estatal iraniana, referindo-se a Israel.

Também morreram os cientistas nucleares Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi.

A agência de notícias iraniana IRNA relatou a morte de um número indeterminado de civis em zonas residenciais do norte de Teerão.

O exército de Israel atacou hoje a capital do Irão, com o Governo israelita a afirmar ter como alvo instalações nucleares e militares.

As forças armadas iranianas afirmaram que não haverá limites na sua resposta a Israel após os ataques da madrugada a Teerão e a várias outras cidades do país.

noticiasaominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário