segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Figura da semana: YASMIRA DIAS GANHA DUPLO OURO NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO IBERIAN OPEN LISBOA 2024

 

A atleta da modalidade de jiu-jitsu, Katiuscia Yasmira Pires Dias, conquistou duas medalhas de ouro na primeira edição do Open Ibérico 2024, realizada em Lisboa pela Federação Mundial de Combate à Submissão (ADCC), no passado dia 06 de outubro, no Complexo Desportivo Municipal Casal Vistoso. A competição juntou mais de 400 atletas. Para além das medalhas, os atletas foram premiados também em dinheiro.

“Este fim de semana, foi o momento de sair da zona de conforto, sair da mão sem Kimono e deu certo. OURO DUPLO- CATEGORIA E ABSOLUTO 2 lutas – 2 finalizações. Agora, vou focar-me no futuro porque para a semana tem mais. Muito obrigada a todos pelo carinho e pela torcida”, escreveu a atleta na sua página da rede social consultada pela jornalista.

BIOGRAFIA

Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal. Nasceu a 27 de junho de 1991. Radicada em Portugal, a lutadora guineense multicampeã de jiu-jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e em setembro do mesmo ano entrou para competir.

Começou a competir na faixa branca e desde então arrecadou grandes conquistas, entre as quais destacam-se: o primeiro lugar da 30ª Seixalíada em 2013, o primeiro lugar do 4º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto) no Porto, primeiro lugar no NAGA (North American Grappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono), no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marrom e preta) em França, Amiens.

Yasmira Dias é sexta vez campeã mundial de jiu-jitsu e mais de 40 vezes campeã em Portugal, quinta vez europeu e duas vezes consecutivas campeã africana. Pela Guiné-Bissau, conquistou mais de cinco medalhas de ouro. Em 2022 conquistou várias medalhas de ouro em diferentes competições, com destaque para as três medalhas de ouro conquistadas num único torneio de AJP TOUR ITALY, que decorreu na cidade de Roma (Itália), no qual disputou seis lutas e seis finalizações.

Conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, no torneio mundial profissional “Abu Dhabi Grand Slam jiu-jitsu 2022-2023″, realizado em Londres, Inglaterra. Yasmira é a única mulher africana a constar, no cartaz BRAUS, uma conceituada marca de Kimono, onde apenas grandes profissionais de jiu-jitsu são convidados.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário